Tese de pesquisadora da UFMG recebe duas premiações

O trabalho na área de Estudos Linguísticos alcançou o terceiro lugar em um concurso latino-americano e o primeiro lugar em comenda nacional

A tese da pesquisadora Adriana do Carmo Figueiredo, que concluiu o doutorado em outubro de 2020 no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin), da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, recebeu duas premiações. Com o título Narrativas de vida de Antígona (Sófocles), Sor Juana e Olympe de Gouges: a Justiça no divã da Análise do Discurso, o trabalho foi orientado pela professora Ida Lucia Machado. 

A pesquisa apresenta como objeto de estudo narrativas de vida que marcaram os fundamentos das origens do Direito, por meio de vozes femininas enunciadoras do pensamento primitivo e fundacional que envolve a complexidade dos direitos humanos. O trabalho apresenta análises do discurso de epístolas, declarações, diálogos e cenas enunciativas de três expoentes literários, Antígona de Sófocles (442 a.C.), Sor Juana Inés de la Cruz (1648-1695) e Olympe de Gouges (1748-1793).

Como resultado da pesquisa, foi verificado em que medida essas vozes integrantes do material analisado podem ser compreendidas como precursoras das bases valorativas que levariam à ressignificação das fontes do Direito pelos olhares femininos, em suas dimensões enunciativas, históricas e sociológicas.

Destaque nacional

Adriana Figueiredo ficou em primeiro lugar no Prêmio André Berten, concedido no dia 23 de novembro pela Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência (RIEV), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os trabalhos vencedores foram divulgados em cerimônia transmitida pelo YouTube.

“Essa premiação foi extremamente importante, foi um reconhecimento da minha pesquisa em uma perspectiva interdisciplinar, pois eu dialogo a análise do discurso de vertente francesa com a Teoria Social de Habermas [filósofo e sociólogo alemão]. E essa comenda avaliou teses brasileiras que desenvolveram a Teoria Social de Jürgen Habermas em seu referencial teórico. Então, para mim, foi muito gratificante”, comemora.

A comissão julgadora contou com 31 pesquisadores, composta por professores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e internacionais. “Foi algo muito surpreendente para meu currículo, para minha pesquisa, um impacto enorme essa premiação”, destaca. Como recompensa, Adriana Figueiredo ganhou uma viagem para a Espanha, com todas as despesas pagas, para um intercâmbio na Universitat de València, onde fará um laboratório para pesquisar e aprofundar mais sobre a Teoria Social de Habermas. 

Prêmio internacional

A outra premiação ocorreu em outubro, quando a pesquisadora alcançou a terceira colocação no VIII Concurso de Tesis de Posgrado de Magister y Doctorado Premio ‘Ana María Harvey’ 2021, concedido pela Associação Latino- Americana de Estudos do Discurso (Aled). O concurso avaliou teses de doutores latino-americanos de diferentes países, como República Dominicana, Colômbia, Argentina, México, Uruguai, Chile e Brasil. 

Para chegar ao concurso da Aled-Internacional, a pesquisadora passou pelo crivo da Aled-Brasil, que avaliou teses brasileiras produzidas em 2020. No prêmio nacional, que é uma etapa classificatória para o concurso latino-americano, Adriana Figueiredo ficou com o primeiro lugar. O trabalho foi inscrito no concurso da Aled pela coordenação de curso do PosLin para representar a pesquisa em Análise do Discurso (AD) desenvolvida na UFMG.

Nesse concurso, a pesquisadora recebeu diploma de honra ao mérito e premiação em dinheiro, além de alcançar o reconhecimento da comunidade internacional. O primeiro lugar ficou com uma pesquisadora argentina e o segundo lugar com uma doutora mexicana.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG