Trabalhos de Microbiologia, Matemática e Antropologia conquistam Grande Prêmio UFMG de Teses

Virosfera antropocêntrica, Teoria de Corpos Finitos e conflito ambiental vinculado à mineração foram temas das pesquisas

Os doutores Rodrigo Araújo Lima Rodrigues (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde), Lucas da Silva Reis (Ciências Exatas e da Terra e Engenharias) e Luana Carla Martins Akinruli (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes) foram agraciados com o Grande Prêmio de Teses UFMG 2019. As pesquisas abordaram, respectivamente, a rede de diferentes grupos virais pelo planeta, a Teoria de Corpos Finitos e o conflito ambiental provocado pelo início das operações de mineração da Gerdau na comunidade de Miguel Burnier.

O anúncio foi feito na noite de ontem, 14 de outubro, em cerimônia realizada no auditório da Reitoria. Os autores dos melhores trabalhos defendidos em 2018 foram escolhidos por comissão ad hoc instituída pela Câmara de Pós-graduação entre as 55 teses indicadas por seus respectivos programas, agrupadas em três grandes áreas do conhecimento.

O mundo dos vírus
Na grande área Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, o vencedor foi o pesquisador Rodrigo Araújo Lima Rodrigues, com a tese Análise extensiva da virosfera e seus hospedeiros: avançando na sistemática, genômica e transcriptônica de vírus gigante, sob a orientação do professor Jônatas Santos Abrahão, do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. A tese concorreu com outros 24 trabalhos.

No resumo da pesquisa, Rodrigo Rodrigues explica que os vírus são as entidades biológicas mais abundantes e diversas encontradas no planeta e formam uma virosfera. Eles estão associados a organismos de todos os domínios da vida, mas ainda não está claro como essa rede de interação mantém-se conectada. O pesquisador, por meio de meta-análises extensivas, obteve uma visão ampla dessa rede e da distribuição de diferentes grupos virais pelo planeta.

Suas conclusões revelam uma virosfera antropocêntrica, na qual a maioria dos vírus conhecidos está associada ao ser humano e a espécies de interesse médico, econômico ou biotecnológico. Além disso, Rodrigues identificou ao menos 320 espécies virais com representantes que infectam o ser humano. Entre os agentes não associados a infecções conhecidas no ser humano, os vírus gigantes se destacam pela sua complexidade genômica e estrutural. O trabalho de Rodrigo Rodrigues propõe avanços em diferentes vertentes no estudo desses vírus gigantes, especialmente na sistemática, genômica e transcriptômica de grupos virais.

Corpos finitos
Lucas da Silva Reis, autor da pesquisa Contemporary Topics in Finite Fields: Existence, characterization, construction and enumeration problems, foi o vencedor no grupo das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Ele foi orientado pelo professor Fabio Enrique Brochero Martinez e coorientado por Daniel Panário, do Programa de Pós-graduação em Matemática, do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG. O trabalho concorreu com outras 10 teses.

No trabalho, distribuído em oito capítulos, Reis discorreu sobre vários problemas teóricos e práticos da Teoria de Corpos Finitos. No segundo capítulo, o pesquisador apresenta definições, notações e resultados básicos dessa teoria e áreas afins, como Álgebra e Teoria dos Números.

Os principais objetos de estudo incluem polinômios, funções polinomiais e elementos em corpos finitos. O autor discutiu problemas relacionados a existência, construção, caracterização e enumeração. Embora a abordagem seja fundamentalmente teórica, muitos dos problemas surgiram de questões práticas, compiladas de contribuições originais de artigos e pesquisas.

Esquecimento e conflito ambiental
Intitulada A desconstrução do esquecimento em contexto de conflito ambiental: arqueologia e etnografia da comunidade de Miguel Burnier, Ouro Preto, Minas Gerais, a tese de Luana Carla Martins Akinruli conquistou o Grande Prêmio na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Orientada pelo professor Carlos Magno Guimarães, do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), ela concorreu com 21 trabalhos.

A pesquisadora desenvolveu um estudo de caso na comunidade de Miguel Burnier, no Quadrilátero Ferrífero-aquífero, no contexto do conflito ambiental provocado pelo início das operações de mineração da Gerdau, em 2003. Segundo a autora, as atividades da empresa resultaram em “uma afluência de arruinamentos sucessivos e repentinos”. A comunidade, de acordo com o resumo da tese, “amparou-se em diversas formas de resistência que incluem não somente as ferramentas legais, mas também armas simbólicas que são associadas à preservação de sua história e seus reflexos materiais, como os bens patrimoniais”.

Além de pesquisa histórico-documental e prospecções arqueológicas, Luana Martins realizou geoprocessamento e estudo etnográfico para a construção de uma narrativa desenvolvida junto, com e para a comunidade.

Menções honrosas
Duas teses receberam menção honrosa: Corpos em baile – giros da literatura, giro do afeto nas Gerais, de Gabriel Túlio de Oliveira, sob a orientação do professor Bernardo Machado Gontijo, do Programa de Pós-graduação em Geografia, que compõe o grupo das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, e Overcoming quinone deactivation: rhodium catalysed C-H activation as new gateway for pontent trypanocidal prototypes, de Guilherme Augusto de Melo Jardim, orientado pelo professor Eufrânio Nunes da Silva Junior, do Programa de Pós-graduação em Química, do Instituto de Ciências Exatas (Icex).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG