Trajetória africana é destaque em lançamento de livro e debate no Espaço do Conhecimento UFMG

Evento acontece no dia 13 de abril, às 16h; participação é gratuita

Laços estreitos unem o Brasil à África: duas populações que compartilham inúmeras expressões culturais e marcas históricas. Por essa razão, aprender mais sobre o continente é uma forma de entender melhor o nosso próprio país. Resultado de uma intensa investigação multidisciplinar sobre esses povos, o livro Arqueologia e História da Cultura Material na África e na Diáspora Africana será lançado neste sábado, dia 13 de abril, às 16h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A participação é gratuita e aberta ao público. No início do evento, haverá a apresentação do Grupo Aruanda.

A publicação parte dos artefatos resgatados nas escavações realizadas em cemitérios, senzalas, quilombos e portos de países como Gana, Estados Unidos, Suriname e Brasil. Com base nesses objetos, os autores traçam os percursos trilhados pelas populações africanas e afrodiaspóricas. Após o lançamento, os visitantes participam de um debate sobre o tema.

A obra é coletiva e foi organizada por Vanicléia Silva Santos, professora associada de História da África da UFMG, Luís Pereira Symanski, professor associado do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, e Augustin Holl, professor do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade de Xiamen, na China. O trabalho é resultado dos debates realizados no Centro de Estudos Africanos da UFMG e visa contribuir para que os africanos estejam no centro de suas próprias histórias.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287

www.espacodoconhecimento.org.br