Transições democráticas serão debatidas em conferência na UFMG por catedrático da Universidade de Lisboa

Na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, o programa Cátedras, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, receberá a primeira conferência com o professor António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A Grande Conferência Os legados das transições democráticas será ministrada a partir das 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, no campus Saúde (Av. Prof. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Belo Horizonte). O evento é aberto ao público, mediante inscrições por meio de formulário eletrônico.

O catedrático foi indicado pelo professor Rodrigo Patto, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG e participará de três eventos na Universidade, nos dias 9, 12 e 16 de setembro.

Durante a conferência, o professor António Costa Pinto analisará as formas de justiça transicional que estiveram presentes nos processos de democratização em perspectiva comparada, analisando-os como parte integrante das politicas do passado. Ele considera que “novos fatores como a cena internacional, as clivagens partidárias, os ciclos da memória, comemorações ou as políticas de perdão trazem o passado de volta à arena política”.

Para o catedrático, “trata-se de um processo dinâmico em que elites e sociedade reveem, negociam e, muitas vezes, disputam narrativas concorrentes sobre o passado autoritário e as injustiças passadas, em termos daquilo que esperam alcançar na qualidade presente e futura das suas democracias”.

Sobre o Catedrático
António Costa Pinto é professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutor pelo Instituto Universitário Europeu (1992, Florença), foi professor convidado na Universidade de Stanford (1993) e Georgetown (2004), além de investigador visitante na Universidade de Princeton (1996), na Universidade da California-Berkeley (2000 e 2010) e na Universidade de Nova Iorque (2017). É coeditor da série O mundo de língua portuguesa. História, política e cultura, para a imprensa acadêmica de Sussex. Tem obras sobre as elites políticas, regimes autoritários e democratização. Lançou, recentemente, o livro Latin American Dictatorships in the Era of Fascism pela editora Routledge de Londres.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG

www.ufmg.br/ieat