Tratamento e diagnóstico do câncer de mama na pandemia são temas de seminárioon-line

Estão abertas as inscrições para o seminário on-line Câncer de mama: tratamento e diagnóstico na pandemia, promovido pelo Setor de Mastologia do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, que apresentará os desafios do diagnóstico e do tratamento do câncer de mama em tempos de pandemia, com destaque para o impacto dessa nova realidade no desfecho clínico. O evento, que será realizado no dia 23 de outubro, contará com duas mesas-redondas, das 14h às 16h, com a participação de profissionais da área, destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, além da comunidade em geral. Haverá emissão de certificado. A transmissão será pelo canal do YouTube do Centro de Telessaúde do HC-UFMG.

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para cada ano do triênio 2020-2022 é de 625 mil novos casos de câncer, sendo o câncer de mama o segundo mais prevalente, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Infelizmente, por causa do diagnóstico tardio e pela demora no início do tratamento, a taxa de mortalidade é de 16%.

Por isso mesmo, neste ano, o tema da campanha Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia é Quanto antes, melhor, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama, da adoção de um estilo de vida saudável e rastreamento a partir dos 40 anos de idade. A informação é uma das armas da prevenção do câncer de mama, nesse sentido, o movimento deste ano da SBM, que será on-line, conta com ações direcionadas para os hábitos que precisam ser adotados no dia a dia e que melhoram a qualidade de vida.

No HC-UFMG, em alusão à data, além do seminário on-line, um mural com perguntas e respostas sobre o câncer de mama será montado no hall do prédio principal. Já nas mídias sociais, uma campanha virtual promoverá o engajamento dos seguidores – estão previstos vídeos com depoimentos de pacientes curadas e uma live sobre saúde da mulher.

Programação:

14h às 15h

Mesa 1: Câncer de mama: do rastreamento ao tratamento

Moderador: Clécio Lucena – chefe do Setor de Mastologia do HC-UFMG/ Professor da Faculdade de Medicina da UFMG

· Rastreamento e diagnóstico

Mônica Duarte, médica no HC-UFMG, com mestrado e doutorado em Saúde da Mulher – UFMG, professora de Mastologia – UNI-BH

· Tratamento cirúrgico

Patrícia Lauria, médica do Serviço de Mastologia do HC/UFMG, mestra em Saúde da Mulher pela UFMG, ginecologista e obstetra pela SBGO e mastologista pela SBM

· Tratamento sistêmico

Querino Pena Júnior, médico do Serviço de Cancerologia Clínica do HC-UFMG e da Oncoclínicas. Medicina interna (SBCM) e oncologia clínica, membro SBOC, ASCO e ESMO.

15h às 16h

Mesa 2: Abordagem multidisciplinar do câncer de mama

Moderadora: Maria de Fátima Seixas – Enfermeira do Setor de Mastologia do HC-UFMG – Ambulatório Jenny Faria

· Cuidados de enfermagem no Setor de Mastologia

Leydiane Andrade Ferreira, enfermeira da equipe da Saúde da Mulher Jenny Faria – HC-UFMG, especialista em oncologia clínica pela Cegesp e em enfermagem obstétrica pela UFMG.

· Fisioterapia no tratamento do câncer de mama

Nazir Felippe Gomes, fisioterapeuta especialista em mastologia e oncologia, membro da equipe de mastologia e oncologia do Hospital Mater Dei.

. Psicologia no tratamento do câncer de mama no hospital e em casa

Grace Pereira dos Santos, mestra em psicologia pela UFMG, psicóloga nas clínicas de Mastologia, Oncologia de Adultos, Oncoginecologia, Clínica da Dor, Cuidados Paliativos, Coloproctologia e Dermatologia do HC-UFMG.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG – (31) 3307-9354 / 3307-9355 – ac@hc.ufmg.br – www.ebserh.gov.br/web/hc-ufmg

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG