Trio Amitra finaliza residência artística com show no Centro Cultural UFMG
O Centro Cultural UFMG recebe o Trio Amitra e o músico Júlio Marotta para o show de encerramento da residência artística do grupo. O espetáculo acontece no dia 7 de maio, próxima quarta-feira, às 19h. A classificação é livre e os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla.
O encontro musical
Para marcar o fim da residência artística no Centro Cultural UFMG, o Trio Amitra se une ao violonista Júlio Marotta no coração de Belo Horizonte para uma noite inesquecível. O espaço, que acolheu o grupo durante mais de um ano, será palco desse encontro musical, trazendo um repertório que passeia por obras de compositores brasileiros de diversos tempos e regiões, com arranjos inéditos, feitos especialmente para essa apresentação. O público é convidado a vivenciar esse momento, que promete suscitar os mais diversos sentimentos e emoções.
Trio Amitra
Amitra é um trio vocal mineiro em atividade desde 2024, formado por Aline Magalhães, Emanuelle Cardoso e Letícia Muniz, três cantoras com trajetórias diversas na música popular, erudita, coral e teatro. O grupo interpreta canções da música brasileira em arranjos vocais próprios, que combinam precisão técnica, afeto e expressividade. Com vozes femininas potentes e harmônicas, o trio constrói leituras singulares de compositores diversos como Milton Nascimento, Cátia de França, Edu Lobo e Ná Ozzetti. Em 2025 o Amitra participou do carnaval de Belo Horizonte e vem se consolidando na cena musical da capital mineira. Atualmente o grupo se prepara para a gravação de seu primeiro álbum, com lançamento previsto para 2026.
Os artistas
Aline Magalhães é cantora, professora de canto e pesquisadora. Trabalhou em diversos corais de Belo Horizonte como cantora e preparadora vocal. Seus trabalhos mais recentes incluem gravações de backing vocals do artista mineiro FBC e apresentação ao vivo da trilha sonora do filme Sozinha com sua Alma, do também mineiro João Batista Melo. Como pesquisadora estuda políticas culturais e diversidade musical na UFMG. É constantemente atravessada pelas relações entre música, espiritualidade e saúde mental e por isso facilita práticas de meditação sonora para grupos pequenos.
Filha de músicos, a soprano mineira Emanuelle Cardoso atuou como solista no concerto encenado das obras Carmina Burana e Catulli Carmina, de Carl Orff; e em obras de Bach, Vivaldi, Mozart, Brahms e Ravel. É bacharel em canto pela UFMG e pós-graduada em Canto e Expressão pela FACEC. Recebeu premiações individuais e em grupo em concursos no Brasil e Espanha. Faz parte do corpo de baile do Ballet Yara Araújo e do grupo teatral Oitis Produções Culturais. É integrante do Coro Madrigale e do Trio Amitra, é diretora da Produtora Prólogo - arte e cultura, além de atuar como regente do Coral Campus em Canto - UFMG, Coral Sicoob Credicom e Coral Prata Encanto & Voz.
Letícia Muniz é cantora, professora de canto, preparadora vocal e atriz, com atuação na música popular, música erudita de câmara, ópera, coral e teatro. Além do trio vocal Amitra, integra o Coral Lírico de Minas Gerais e já cantou em importantes corais de Belo Horizonte. É bacharel e mestra em música pela UFMG, onde desenvolveu pesquisa dedicada à educação musical e ao ensino de canto para adultos. Entre seus interesses estão a obra de mulheres compositoras, a ciência e a pedagogia vocal.
Júlio Marotta é cantor, compositor, violonista e intérprete. Licenciado em Letras pela UFMG (2015), tem também formação em Violão Popular pela Bituca Universidade de Música Popular de Barbacena (2024). Com vinte anos de experiência nos palcos, já lançou o EP As Rodas do Tempo (2018) e o álbum Júlio Marotta (2022). Em 2018 mudou-se para Portugal, onde permaneceu por quatro anos, apresentando-se na capital lusitana e arredores. Lançou, em 2020, os singles Pelo Espelho (ou 3096 dias) e O Senhor dos Ventos pelo selo Loop Discos. Com intensa atuação na cena cultural da capital mineira, apresentou em 2024 o espetáculo Companhia, juntamente com o compositor e baterista Victor Terayama, nos palcos do Teatro de Bolso Sesiminas e do Teatro de Bolso Júlio Mackenzie (Sesc Palladium). Em 2025, além de atuar no carnaval belorizontino, prepara uma série de shows de circulação de seu primeiro disco e também trabalha na composição do novo álbum Eu Conheço Um Lugar Que É Muito Bonito, com previsão de lançamento para 2026.
Serviço:
Encontro musical Trio Amitra e Júlio Marotta
Data: 7 de maio
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro | Belo Horizonte / MG)
Duração: 60 minutos
Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/even...
Classificação livre