UFMG abre inscrições para especialização em Comunicação Pública da Ciência

Estão abertas as inscrições para a nova turma do Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG (Amerek). As inscrições deverão ser feitas até 28 de janeiro de 2024, e podem se candidatar interessados no campo da comunicação da ciência que tenham concluído um curso de graduação em qualquer área.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário eletrônico disponível no endereço bit.ly/Amerek2024. A seleção ocorrerá em duas etapas eliminatórias, e não será necessária a presença física do candidato. Haverá análise de currículo e histórico escolar, carta de intenções e miniensaio escrito pelo candidato, além de entrevista on-line.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 31 de janeiro, na página de Facebook do curso, e enviado aos candidatos para o e-mail informado no ato da inscrição.

Sobre o Amerek

É um curso interdisciplinar de especialização profissional em Comunicação Pública da Ciência. O nome Amerek, de origem krenak, significa abraçar, cercar, beliscar. É uma referência à visão de que a comunicação deve ser feita por meio da interação, em via de mão dupla, como troca de “cutucões” e não apenas como transmissão de cima para baixo de noções.

O curso coloca em contato profissionais de áreas diversas, como professores, jornalistas, pesquisadores, educadores, gestores e demais interessados em conhecer os fundamentos, técnicas, teorias e práticas de divulgação científica.

O Amerek está vinculado ao Departamento de Sociologia da Fafich e foi apoiado em sua criação pelo Instituto Serrapilheira.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG