UFMG abre inscrições para o curso de extensão 'Ensino de Gramática: reflexões semânticas'

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG promove, no período de 11 de março a 24 de junho de 2022, o curso de extensão Ensino de Gramática: reflexões semânticas. Com formato on-line e encontros síncronos às sextas-feiras, das 15h30 às 17h, o curso oferece 100 vagas, preferencialmente para professores de língua portuguesa e estudantes do curso de Letras. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas neste link até 25 de fevereiro de 2022.

Coordenada na UFMG pela professora Fernanda Rosa, da Fale, a iniciativa é do grupo de pesquisa Semântica e Ensino, conduzido pelas professoras Ana Lúcia de Paula Müller da Universidade de São Paulo (USP) e Nize Paraguassu Martins da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A formação visa proporcionar um olhar crítico sobre as práticas de ensino de gramática e base teórica para compreender a importância da semântica no ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Além disso, pretende estabelecer um elo entre a educação básica e a educação superior, de maneira que o conhecimento científico produzido nas universidades fique ao alcance do professor e possa contribuir para tornar a sua prática na escola mais atual, científica e, consequentemente, mais interessante e produtiva.

Professores ministrantes

O curso será ministrado pelos professores: Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ); André Vinícius Lopes Coneglian (UFMG); Carolina Tomasi (USP); Lara Frutos González (UNIOESTE); Letícia Lucinda Meirelles (UFMG); Lidia Lima da Silva (UNILAB); Lucas Takeo Shimoda (USP); Luciana Aparecida Paraguassu Amaral (USP); Luciana Sanchez Mendes (UFF); Luiz Fernando Ferreira (UFRJ); Maria Eugênia Martins Barcellos (USP); Nize da Rocha Santos Paraguassú Martins (UESPI); Roberlei Alves Bertucci (UTFPR); Rivanildo da Silva Borges (IFPI); Rodrigo Aparecido Souza (USP).

A semântica no domínio nominal

- Semântica formal e ensino de língua portuguesa: uma proposta de análise e reflexão dos pronomes indefinidos
- A semântica da quantidade nominal e o singular e o plural no português
- Práticas de análise linguística na escola: reflexões sobre a semântica do fenômeno crase no português brasileiro