UFMG abre inscrições para seminário sobre obesidade infantil e a pesquisa no Brasil

Nos dias 9 e 10 de dezembro, o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS), do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG (EEUFMG), promove um seminário on-line com o objetivo discutir o cenário da pesquisa de obesidade infantil e do impacto de políticas públicas sobre o ambiente alimentar escolar e a publicidade de alimentos. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado das 16h às 18h30, no canal da EEUFMG no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link até 8 de dezembro.

A professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Paula Martins Horta, uma das organizadoras do evento, explica que a obesidade infantil é reconhecida como um problema de saúde pública nacional. Ela é resultado do consumo excessivo e sustentado de calorias e tem como um dos seus determinantes a influência do ambiente alimentar escolar e a publicidade de alimentos.

Para enfrentar esse problema, Paula Horta lembra da importância de avançar em duas direções importantes: no estudo dos métodos para o desenvolvimento de evidências robustas acerca da caracterização do ambiente alimentar escolar e da publicidade de alimentos; no estudo do impacto de políticas regulatórias nesse contexto. “Com isso, os tomadores de decisão poderão usar evidências acerca de quais estratégias são apontadas como mais custo-efetivas para o enfrentamento da obesidade infantil, no que se refere à regulação da publicidade de alimentos e do ambiente escolar. Neste sentido, o seminário se justifica pela necessidade de reforçar a pesquisa em ambiente alimentar no país, reconhecendo os impactos sobre o cenário epidemiológico atual”, argumenta a professora.

Programação:

9 de dezembro

16h: Abertura do evento

16h10: Conferência Magna - Ambiente alimentar e obesidade infantil no Brasil: evidências atuais e como avançar na pesquisa científica. Palestrante Luana Caroline dos Santos (UFMG)

16h40: Mesa - Metodologias para avaliação da obesidade infantil, ambiente alimentar escolar e publicidade de alimentos dirigida à criança. Palestrantes Juliana Farias de Novaes (UFV), Lúcia Helena Almeida Gratão (UFMG) e Juliana de Paula Matos (UFMG). Moderação de Bruna Vieira de Lima Costa (UFMG)

18h20: Encerramento do primeiro dia do evento

10 de dezembro

16h: Abertura do segundo dia do evento

16h10: Mesa - Obesidade infantil e análise de impacto de políticas públicas. Palestrantes Ivan Ricardo Zimmermann (UNB), Ariene Silva do Carmo (CGAN) e Laís Amaral Mais (IDEC). Moderação de Rafael Moreira Claro (UFMG)

17h50: Debate - Avanços e desafios da pesquisa sobre ambiente alimentar escolar e publicidade de alimentos dirigida à criança. Palestrantes Paula Martins Horta (UFMG) e Larissa Loures Mendes (UFMG). Moderação de Milene Cristine Pessoa (UFMG)

18h20: Encerramento

Assessoria de Imprensa UFMG