UFMG abre nesta quarta-feira ciclo de palestras Tempos presentes

No seminário inaugural, professor João Antônio de Paula vai falar sobre a universidade e os desafios da construção democrática

É tempo de fenômenos surpreendentes, nos diversos campos, aqui e mundo afora. São questões urgentes, que desafiam o pensamento e põem valores em xeque. A UFMG quer trazer esses temas para o debate e vai inaugurar, nesta quarta-feira, dia 27 de março, a partir das 19h, o ciclo de conferências e seminários Tempos presentes. O projeto receberá pensadores vinculados à Universidade e a outras instituições, do Brasil e do exterior. As palestras são abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição.

O evento inaugural, que terá lugar no auditório 104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), no campus Pampulha, será conduzido pelo professor João Antônio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, que vai falar sobre A universidade e os desafios da construção democrática. No dia 11 de abril, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, vai prosseguir com a temática, tratando de perspectivas de atuação da universidade pública.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida destaca que o objetivo do ciclo é abordar questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação. “Queremos tratar de temas fundamentais que vão da ciência e tecnologia à construção democrática, envolvendo as comunidades interna e externa”, afirma.

Esgotamento
João Antônio antecipa que vai basear sua apresentação desta quarta em questões distintas entre si, mas que, segundo ele, devem ser tratadas de forma articulada. Ele lembra que o mundo vive crises profundas e tem enorme dificuldade de superá-las, uma vez que estão esgotados os modos tradicionais de fazer política. O Brasil, por sua vez, passa por sua própria crise, “como nunca vimos”, marcada por “sinais evidentes de retrocesso”.

A edição de Tempos presentes do dia 27 integra o calendário de Atividades Complementares do turno noturno. Todas as conferências do ciclo receberão inscrições, opcionais, dos alunos de graduação da UFMG por meio do sistema de eventos da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Mediante assinatura na lista de presença, os estudantes terão direito a certificado e poderão solicitar a validação de créditos em seus cursos.

Matéria publicada na edição 2051 do Boletim UFMG traz mais detalhes da iniciativa, inspirada nos ciclos Sentimentos do mundo e Desafios contemporâneos, realizados em anos recentes.

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG