UFMG agora é sede da Cátedra Aberta de Direitos Humanos do Grupo Montevidéu

Objetivo principal é fortalecer as redes de cooperação para promover a cultura dos direitos humanos na UFMG e América Latina

A UFMG foi eleita sede da Cátedra Aberta de Direitos Humanos, instância vinculada à Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Integrante da cátedra desde o lançamento, em outubro de 2019, a Universidade tem atuado ativamente em ações instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e, externamente, promovendo reflexões aprofundadas e influenciando as políticas públicas nos países do grupo. 

A nova universidade-sede foi escolhida pelo comitê acadêmico da Cátedra de Direitos Humanos — rede que congrega, além da UFMG, universidades públicas da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

“As universidades públicas da América do Sul têm um papel fundamental em uma reflexão contundente nesse campo. Nossa proposta é fortalecer o trabalho em rede e as cooperações entre nossas instituições visando à promoção da cultura dos direitos humanos, da paz e do bem-estar entre os povos”, destaca a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, e atual coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM.

Para Claudia Mayorga, a cátedra tem uma “perspectiva itinerante”, o que significa que suas atividades não ficam concentradas em uma universidade. “A ideia é fortalecer a articulação com vistas a ações ao mesmo tempo em várias instituições, garantindo, assim, efeito multiplicador”, diz a coordenadora, acrescentando que a iniciativa também não ficará restrita ao universo acadêmico e buscará se aproximar de organismos externos de defesa dos direitos humanos, como os que lidam com as questões de refugiados e de mulheres. “Não podemos perder de vista que a América Latina ainda é uma região marcada por desigualdades e graves violações de direitos humanos", afirma.   

Atividade inaugural

A primeira atividade da UFMG como sede da Cátedra será na próxima quarta, dia 9 de dezembro, a partir das 10h. A Universidade estará presente na abertura do 2º Encontro da Cátedra Aberta de Diretos Humanos: Direitos humanos em tempos de pandemia, que será promovido, de forma virtual, com transmissão, ao vivo, pelo canal do YouTube da Universidad Nacional del Litoral, da Argentina.

Com tema Violência Institucional, a programação contará com duas mesas de discussão, cujos temas serão a Violência institucional das forças de segurança e Aprofundamento da violência institucional contra grupos em situação de vulnerabilidade. O evento contará com participação de especialistas de universidades da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no formulário eletrônico.

Programação completa

10h

Abertura

Enrique Mamarella – Presidente AUGM, reitor da Universidad Nacional del Litoral (UNL/Argentina).

Claudia Mayorga – Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM – Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

Roberto Vicente – Diretor do Programa de Direitos Humanos UNL /

Argentina

10h30h – 12h30h

Mesa 1 – Violência institucional das forças de segurança

Máximo Sozzo – Diretor do Programa Delito e Sociedade (Universidad

Nacional del Litoral (ANL/Argentina)

Esteban Rodríguez Alzueta (Universidad Nacional de Quilmes/ Argentina)

Olga Espinoza (Universidad de Chile/ Chile)

Moderadora: Estefanía Barboza – (Universidad Federal de Paraná/ Brasil)

15h – 17h

Mesa 2 – Aprofundamento da violência institucional contra grupos em situação de vulnerabilidade

Elena Fonseca (ONGs Cotidiano Mujer/Uruguay)

Miguel Vargas (Universidad de Itapua / Paraguay)

Artionka Capiberibe (Universidade Estadual de Campinas/ Brasil)

Moderador: Claudio Nash (Universidad de Chile)

Para mais informações sobre o evento acesse apágina da AUGM.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG