UFMG assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Iniciativas do Ministério Público, com apoio de outros órgãos públicos, buscam estimular municípios a aumentarem as taxas de imunização

A UFMG é uma das signatárias do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (MP). A cerimônia de assinatura foi realizada nesta quarta-feira, dia 19 de abril, na Faculdade de Medicina e reuniu autoridades do governo de Minas Gerais, do Ministério Público do estado e da própria Universidade.

Pela UFMG, o documento recebeu a assinatura da diretora da Faculdade, professora Alamanda Kfoury. O governador Romeu Zema, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e a reitora Sandra Regina Goulart Almeida participaram da solenidade.

Zema abordou o papel da ciência e a busca de formas democráticas de ampliar a adesão às campanhas de vacinação. “As pessoas da minha época se lembram das campanhas de meningite e poliomielite, com grandes avanços. Como em toda democracia, surgiram grupos contrários, mas a ciência deve prevalecer”, disse o governador, que parabenizou a iniciativa do MP. “Temos condições de avançar com diálogo e conscientização", acrescentou.

A reitora Sandra Goulart destacou que a defesa da vacinação é um aspecto importante para a Universidade. “A primeira vacina 100% brasileira é da UFMG, é mineira. Somos uma universidade federal fortemente vinculada ao estado tanto pelas unidades no interior quanto por iniciativas como o Internato Rural”, disse ela, em referência ao estágio em saúde coletiva dos alunos de Medicina.

EducaçãoA diretora Alamanda Kfoury reforçou o papel das instituições de ensino nessa corrente. “Tudo começa com a educação. É nosso papel promover as boas práticas de saúde, como a vacinação, que evita doenças preveníveis. Sempre estivemos na vanguarda com pesquisas, incluindo vacinas, e estamos felizes em aderir a essa campanha”, celebrou a diretora.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma ação do Conselho Nacional do MP capitaneada por sua Comissão da Saúde. A iniciativa foi lançada em novembro de 2022, com o propósito de estimular a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

Além de marcar o ingresso da UFMG no Pacto, a cerimônia contou com o lançamento da campanha #BoraVacinar e do selo Bora vacinar, concedido a municípios mineiros que alcançaram as metas de vacinação de crianças de zero a dois anos de idade. Nesta quarta-feira, 286 municípios – divididos entre as categorias Ouro e Prata – foram certificados.

Para o procurador-geral, Jarbas Soares Júnior, o MP deve trabalhar com inteligência e sabedoria na fiscalização dos órgãos públicos e no apoio à saúde pública. “Buscamos resolver conflitos de maneira extrajudicial, como nesse caso, com atuação conjunta visando reverter a queda das coberturas vacinais. É uma realidade grave, que não pode ser aceita pelas instituições públicas. Devemos potencializar esforços nessa luta”, defendeu.

(Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina)

Assessoria de Imprensa UFMG

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG