UFMG avança no QS ranking com desempenho superior ao de 55% das instituições avaliadas

Classificação divulgada nesta semana abrangeu 5,6 mil universidades de 106 países

A UFMG voltou a subir posições no QS World University Rankings, um dos mais prestigiados do mundo. Na edição 2025 do levantamento, divulgada na última terça-feira, dia 4, a Universidade aparece no grupo 671-680 das mais qualificadas instituições de ensino superior do mundo, melhorando sua colocação em relação às duas classificações anteriores, em que figurou nas faixas 691-700 (2024) e 701-750 (2023).

A nova edição do ranking contempla 5.663 universidades (21 estreantes) de 106 países. Desse universo, 1.503 são instituições públicas. A UFMG registrou desempenho superior ao de 55,4% das instituições ranqueadas. De acordo com o diretor para Governança de Dados Institucionais, professor Dawisson Belém Lopes, a Universidade vem melhorando essa taxa há seis edições. “Mesmo com a entrada de mais instituições, estamos subindo de forma linear e sustentável. Nos últimos três anos, a UFMG se posicionou acima da mediana mundial”, afirma o diretor. Na edição 2020, o desempenho da UFMG era superior ao de 39,2% das instituições ranqueadas. Nos levantamentos posteriores, esse índice subiu para 45,2% (2021), 49,9% (2022), 50,7% (2023) e 53,94% (2024).

Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o ranking reflete a qualidade e a relevância da instituição, atributos também identificados em outras classificações. E ainda sinaliza o esforço da UFMG em “qualificar sua inserção global”. “Não pautamos nossas políticas em rankings, mesmo porque eles têm suas limitações e não conseguem captar todas as dimensões de excelência de uma instituição como a UFMG. Mas entendemos que eles indicam, sim, que estamos trilhando o caminho certo”.

Dimensões de destaque

Entre as dimensões avaliadas, a UFMG se destaca nos critérios de empregabilidade (inserção de egressos no mercado de trabalho e em postos-chave de empresas e organismos públicos), reputação acadêmica e redes internacionais de pesquisa. No caso deste último, o desempenho reflete os esforços da instituição para ampliar sua internacionalização, aspecto que é reforçado por sua posição de liderança em redes de universidades. Durante dois anos, UFMG presidiu a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a Worldwide Universities Network (WUN). Além disso, é a atual vice-presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp) e assumiu recentemente, por designação da Andifes, o Espaço Latino-americano e Caribenho da Educação Superior (Enlaces).

Confira reportagem completa no Portal da UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG