UFMG busca voluntários para pesquisa que avaliará esforço cognitivo em performances musicais com contrabaixo acústico

O Grupo de Desenvolvimento em Aprendizagem Motora (Gedam) e o Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, buscam voluntários para participar da pesquisa Análise do esforço cognitivo gerado na performance de quatro excertos com demandas técnicas distintas no contrabaixo: um estudo eletroencefalográfico.

O perfil dos voluntários é de contrabaixistas com mais de dez anos de prática, que prefiram os modelos de arco francês ou alemão, e com proficiência em leitura de partituras. A coleta dos dados será realizada na EEFFTO, no campus Pampulha da UFMG, em um único dia, com duração aproximada de duas horas e as datas devem ser combinadas entre voluntários e pesquisadores.

A atividade que os voluntários irão desenvolver é a performance de quatro excertos musicais, que exemplificam situações com demandas técnicas distintas, encontradas recorrentemente no repertório do contrabaixo acústico. São elas: alternância rápida entre arco e pizzicato; localização de notas-alvo; cruzamento de cordas; aderência da crina na corda em fortíssimo.

As performances referentes à localização de notas-alvo serão realizadas com referências visuais e sem o uso delas. Já as performances referentes à alternância rápida entre arco e pizzicato, cruzamento de cordas e aderência da crina na corda em fortíssimo serão realizadas utilizando o modelo de arco francês e o modelo de arco alemão.

Sobre a pesquisa

O estudo faz parte da pesquisa de doutorado do aluno Leonardo Lopes, que é orientada pelo professor Guilherme Menezes Lage do Departamento de Educação Física (EEFFTO-UFMG) e co-orientada pelo professor Fausto Borém (Escola de Música da UFMG). A pesquisa busca investigar o nível de esforço cognitivo gerado na performance dos excertos musicais por meio de medidas eletroencefalográficas (EEG), com o índice de engajamento (medida relacionada à demanda da tarefa, varredura visual e atenção sustentada) e o índice de workload (medida relacionada à carga de memória de trabalho e à dificuldade mental demandada pela tarefa).

Os resultados podem contribuir para o avanço do conhecimento nas áreas da música (performance musical) e do controle motor, a partir da melhor compreensão de aspectos neurobiológicos envolvidos na performance musical. Como desdobramentos futuros, espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do instrumento, bem como a performance musical.

Para participar, basta entrar em contato com o discente responsável pelo número (31) 98689-4247.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / (31) 9 8647-4879