UFMG capacitará mais de 1,6 mil professores da rede municipal de Contagem

Cursos de extensão serão oferecidos a educadores do ensino infantil, fundamental e EJA

Com o objetivo de contribuir com a formação continuada de educadores da rede municipal de ensino, a UFMG e a Prefeitura de Contagem lançaram o Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD). A inciativa ofertará três cursos para capacitar 1.690 profissionais que atuam na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os cursos de extensão, que serão coordenados por professores da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), vão atender a demandas da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e das escolas do município. As atividades serão desenvolvidas de forma integrada e dialógica com os profissionais que se dedicam à educação de estudantes de perfis e faixas etárias distintas.

Formações

O curso Leitura e Escrita na Educação Infantil, coordenado pela professora Mônica Correia Baptista, do Departamento de Administração Escolar, será oferecido a profissionais da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental.

O objetivo é possibilitar que os educadores desenvolvam com qualidade o trabalho com a linguagem oral e a escrita nas creches e pré-escolas, de forma a garantir o direito a educação pública, democrática e integral para crianças atendidas nessas instituições.

“A expectativa é de que a formação empodere nossos professores para que eles reflitam sobre as práticas e saberes da leitura e da escrita e encontrem respostas para os problemas que encontram no dia a dia”, afirma a professora Mônica Correia Baptista.

Será oferecido ainda o curso Docência, educação integral e territórios educativos: construindo cartografias participativas, coordenado pela professora Lúcia Helena Alvarez Leite, também do Departamento de Administração Escolar. A formação promoverá reflexões críticas acerca da Educação Integral no âmbito do ensino fundamental.

Por sua vez, o curso Produção de Cadernos Pedagógicos em Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo professor Heli Sabino de Oliveira, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, tem o objetivo de capacitar os professores da EJA por meio do desenvolvimento e sistematização de práticas contextualizadas com a realidade dos estudantes, as quais serão consolidadas em cadernos pedagógicos.

As matrículas, cronograma e critérios de participação serão disponibilizados nos sites dos cursos.

UFMG e Prefeitura de Contagem

Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) integra Acordo de Intenções firmado entre a UFMG e a Prefeitura de Contagem. Ele visa à cooperação técnico-científica e de extensão e prevê, até março de 2026, uma série de projetos e programas de interesse comum nas mais diversas áreas com objetivo de formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas intersetoriais e interseccionais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG