UFMG celebra 40 anos do 'Seminário de Diamantina' com edição focada na pandemia

Evento do Cedeplar, que ocorrerá entre 29 de agosto a 2 de setembro de 2022, está com chamada de trabalhos aberta até 9 de maio

O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar) da UFMG promove, entre 29 de agosto a 2 de setembro de 2022, o 19º Seminário de Diamantina. A edição marca os 40 anos do evento, que foi originalmente criado em 1982 para refletir sobre Minas Gerais, mas ampliou seu escopo de discussões para o âmbito nacional e internacional. Este ano, após dois anos de covid-19, o tema da pandemia será objeto de reflexão dos encontros, realizados na cidade de Diamantina (MG).

Os interessados em enviar trabalhos podem fazer a submissão por  meio de formulário on-line, que estará disponível em breve no site do Cedeplar. A chamada de trabalhos ficará aberta até 9 de maio.

A 19ª edição motivará reflexões críticas sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje na realidade mineira e brasileira. Destacam-se a crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como a crise internacional e a pandemia, situação com impactos econômicos, políticos, ambientais, geopolíticos e humanitários.

Outras informações: sg@cedeplar.ufmg.br.

Histórico

Em 1982, o Cedeplar resolveu reunir seus alunos, professores e pesquisadores, em Diamantina, para discutir a conjuntura econômica, política e social do estado e do Brasil em um momento de grandes dificuldades e incertezas. Buscava-se preparar a UFMG para enfrentar a crise de então do ponto de vista de uma instituição pública de ensino e pesquisa, comprometida com o pleno desenvolvimento brasileiro.

A escolha de Diamantina como local de realização do encontro se firmou com o seminário se tornando um fórum fundamental, um dos mais importantes e qualificados repositórios de informações sobre a realidade social de Minas Gerais em contexto nacional e internacional.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG