UFMG celebra 'Dia Internacional da Matemática' com atividades voltadas para educação, arte, jogos e avanços científicos

De 9 a 12 de março, o Museu da Matemática UFMG realizará um evento para comemorar o Dia Internacional da Matemática. O espaço se unirá à celebração com um encontro virtual seguindo o tema da comemoração deste ano, A Matemática para um mundo melhor. O evento pretende mostrar o papel essencial que a matemática desempenha em diversos campos do saber, como a educação, a arte, os jogos e os avanços científicos e tecnológicos. O meio de acesso para cada atividade está disponível aqui.

Dia Internacional da Matemática é um projeto da International Mathematical Union (IMU). Todos os anos, no dia 14 de março, todos os países estão convidados a participar de atividades para alunos e público em geral em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços. A data já era comemorada em muitos lugares como o Dia do Pi, pois alguns países escrevem a data como 3/14, sendo que a constante matemática Pi é de aproximadamente 3,14. O Dia Internacional da Matemática foi proclamado pela UNESCO em novembro de 2019.

Programação:

9 de março – 17h

Origamática: shipando origami com matemática. Liliane Rezende, Anita Lima Pimenta e Glesiane C. A. Viana (UEMG)

10 de março – 11h

Uma dobra em uma folha de papel. Michel Spira (UFMG)

10 de março – 15h

Escher e o lado negativo da geometria. Heleno Cunha (UFMG)

10 de março – 17h

Geogebra como ferramenta no ensino remoto. Leandro A. Rodrigues Araújo (Portal Quebra-cabeças de Matemática)

11 e 12 de março – 11h

Modelos matemáticos de epidemias. Ricardo Takahashi (UFMG)

11 de março – 15h