UFMG coordena III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Inscrições estão abertas para a submissão de trabalhos até o dia 20 de março

O III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Fienpe) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), será realizado entre os dias 31 de maio e 3 de junho, no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A edição deste ano será coordenada por representantes da UFMG no Fienpe. As inscrições para a submissão de trabalhos estão abertas, até 20 de março, pela internet.

Os trabalhos a serem submetidos devem estar relacionados a um dos seis eixos que integram o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. São eles: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Uso da terra e segurança de barragens; Biodiversidade e Requalificação Ambiental e Sustentabilidade hídrica no semiárido. As propostas deverão levar em conta a temática do III SBHSF, que é A importância da ciência para o futuro do Rio São Francisco.

A programação do evento contará com apresentações orais e painéis, palestras, conferências e mesas-redondas, exposições e reuniões temáticas. Temas como o cenário atual de condições climáticas extremas e da elevada exploração em um rio cada vez mais degradado em termos socioambientais comporão toda a agenda do evento, com resultados na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico.

Os coordenadores gerais desta edição do simpósio são os professores Sílvia Maria Alves Corrêa Oliveira e Eduardo Coutinho de Paula, ambos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa) da UFMG. “Esse tipo de evento vem possibilitar a divulgação de pesquisas que estão em andamento, de iniciativas práticas de recuperação da qualidade da água e de demais recursos da Bacia Hidrográfica. É importante destacar que esse intercâmbio de informações, além da divulgação de trabalhos já em andamento, pode, também, possibilitar novas iniciativas”, ressalta Eduardo Coutinho.

O III SBHSF espera contar com a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, entre alunos de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental de todo o Brasil. A professora Sílvia Oliveira destaca que “são esperados cerca de 500 participantes e um número elevado de contribuições científicas, visando promover a divulgação dos estudos e pesquisas, intercâmbio de ideias e opiniões, além da integração daqueles que estão engajados na conservação dos recursos naturais”.

Mais informações pelo site do evento, pelo Facebook ou Instagram.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CBHSF)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG