UFMG dá sequência a debate sobre os 30 anos da Constituição da República

No período de 2 a 4 de outubro, a Faculdade de Direito da UFMG promoverá o evento 30 anos, e agora? Direito e política nos horizontes da República de 1988 – em homenagem a Juarez Guimarães. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de outubro, pelo site da Extensão Universitária. O evento ocorrerá na Sala da Congregação, na Av. João Pinheiro, 100, Centro, Belo Horizonte, das 10h30 às 22h.

Destinado a alunos de pós-graduação, professores e integrantes da sociedade em geral, o evento tem como objetivo discutir de maneira aprofundada os desafios jurídico-políticos brasileiros para as próximas décadas, à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

O intuito do evento é dar sequência às reflexões em torno da efeméride que os 30 anos da Constituição de 1988 representam. No ano passado, a pergunta era pelo que havia sido constituído entre 1988 e 2018. Em 2019, foi invertida a ênfase temporal do eixo reflexivo: a pergunta-guia do evento passa a ser sobre o que se pode esperar para os anos vindouros.

Segundo a organização do evento, no momento em que essa pergunta é colocada, parece claro que a República como categoria teórica e política ocupa - e precisa ocupar cada vez mais - um lugar central nas preocupação do Brasil. Por isso, essa centralidade convida a homenagear um cientista político que, já há algum temo, tem justamente a tradição republicana como cerne de suas pesquisas e de sua obra. É dentro dessa perspectiva que se constrói o congresso 30 anos, e agora? Direito e política nos horizontes da República de 1988 - em homenagem a Juarez Guimarães.

Serviço

Evento 30 anos, e agora? Direito e política nos horizontes da República de 1988 – em homenagem a Juarez Guimarães.

Data: 2 a 4 de outubro

Horário: 10h30 às 22h

Local: Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100, Centro, Belo Horizonte)

Inscrições: até o dia 1º de outubro, pelo site da Extensão Universitária