UFMG distribui cartilha sobre prevenção da covid-19 em linguagem acessível

Publicação é uma das ações de projeto de extensão que atua em comunidades do entorno do campus de Montes Claros

A equipe que atua no projeto de extensão Combate à Pandemia do Coronavírus na Região do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG distribuiu, na semana passada, a famílias de baixa renda, mais de 90 cartilhas com orientações sobre a prevenção à transmissão do novo coronavírus. O material também está disponível para download gratuito.

As famílias de comunidades no entorno do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, também receberam cestas com alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal e máscaras de proteção individual, acompanhadas de manual de uso produzido pela equipe. De acordo com a professora Júlia Ferreira da Silva, que coordena o projeto de extensão, foram impressas 200 cartilhas para distribuição na região.

O projeto, que promove segurança sanitária e segurança alimentar e provê informação para as famílias da região, é realizado em parceria com a organização não governamental Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Village Ativo e financiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A cartilha reúne, em linguagem acessível, informações sobre formas de contágio e medidas sanitárias para evitar a dispersão do vírus. O material foi produzido pela equipe do projeto, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OM) e do Ministério da Saúde. O projeto é desenvolvido em parceria com a Ong, que promove atividades de lazer e esporte para cerca de 190 crianças e adolescentes na região.

“Somos todos voluntários e contamos com a solidariedade de muitos que doaram materiais, além do que é garantido pelo projeto”, comentou a coordenadora. De acordo com Júlia Ferreira, está prevista para setembro outra ação do projeto na comunidade local.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG