UFMG é a federal brasileira que mais promove o empreendedorismo

As dez universidades que figuram em ranking de entidade de empresas juniores são públicas

A UFMG é a universidade federal que mais promove o empreendedorismo entre os seus estudantes, segundo ranking da Confederação Brasileira de Empresas Juniores. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira, dia 22 de outubro, em solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília, presidida por Tiago Mitraud, deputado federal por Minas Gerais.

No ranking geral, a UFMG aparece em terceiro lugar, atrás da Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a primeira posição, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a segunda colocada. De Minas Gerais, ainda integram a lista as universidades federais de Itajubá (Unifei) e de Viçosa (UFV), que foram classificadas, respectivamente, na quinta e na décima posições. Todas as dez instituições do ranking são públicas. O resultado detalhado da premiação pode ser conferido neste link.

“Na UFMG, enxergamos a empresa júnior como uma atividade complementar ao ensino da graduação, um campo de aprendizado para o ensino superior”, afirma o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, que representou a Universidade na solenidade em Brasília. “Nesse sentido, buscamos abordar a questão do empreendedorismo não apenas pelo viés da formação de empresários. Na UFMG, abordamos o empreendedorismo como cultura, uma atividade integrada ao aprendizado”, explica.

Segundo informações da Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg), que conta com 168 filiadas, Minas Gerais é o estado com mais empresas juniores no país e tem aproximadamente cinco mil empresários nessa categoria.

Em sua terceira edição, o Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras 2019 tem o objetivo de premiar as comunidades acadêmicas que mantêm ecossistemas de inovação que mais favorecem o desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras. Neste ano, 123 universidades das 27 unidades federativas foram avaliadas. Para a composição do ranking, foram ouvidos, neste ano, 15 mil estudantes.

Formação de empreendedores
A Confederação Brasileira de Empresas Juniores é uma entidade que representa as empresas juniores brasileiras e visa impulsionar a vivência que elas proporcionam e legitimá-las junto à sociedade. Sua missão, informa seu site, é potencializá-las como agentes de formação de empreendedores comprometidos com a transformação do país.

“Mais do que um diagnóstico das universidades brasileiras, queremos que o Ranking de Universidades Empreendedoras, realizado pela sociedade civil organizada – aqui, representada pelos universitários –, seja instrumento de mudanças no ecossistema educacional, a partir da criação de políticas públicas e da adoção de práticas inovadoras por parte das universidades e do governo, no que se refere, principalmente, à geração de novas fontes de receita”, afirmam os organizadores da classificação.

Assessoria de Imprensa UFMG com informações do Portal UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG