UFMG e IFNMG intensificam ações em prol dos direitos dos povos indígenas

Parceria firmada enfrentará as violações em Minas Gerais

Parceria firmada entre a UFMG e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) buscará desenvolver, nos próximos cinco anos, ações no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, com o objetivo de apoiar povos indígenas que se deparam com casos concretos de violação de seus direitos.

A parceria intensifica esforços conjuntos já empenhados em prol da efetivação desses direitos, como vem ocorrendo em relação ao apoio à reconstrução da Escola Estadual Indígena Xakriabá, na Aldeia Barreiro Preto, no município de São João das Missões, norte de Minas. A escola, no dia 23 de junho de 2021, foi alvo de um incêndio criminoso, que atingiu, de forma significativa, suas instalações.

Por exigir processos complexos, expertise e atuação de diferentes áreas, a reconstrução da unidade mobiliza a UFMG e IFNMG em apoio aos representantes da comunidade indígena. Esse acompanhamento técnico seguirá nos próximos dois anos, prazo previsto para a recuperação material do equipamento escolar, cuja obra é financiada pelo governo de Minas Gerais.

O apoio ao povo Xakriabá foi fruto de articulação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), docentes da Escola de Arquitetura da UFMG, IFNMG, representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre outros parceiros.

Outro caso que mobiliza ambas as instituições é o quadro complexo enfrentado pelo povo Maxakali. Uma rede com participação da Universidade e IFNMG acompanha e avalia a situação de famílias da etnia, que, em outubro de 2021, passaram a ocupar terras públicas em Teófilo Otoni (MG).

O objetivo das instituições federais de ensino é ainda propor diagnósticos mais detalhados e circunstanciados sobre os casos de violações e desenvolver ações em rede com a participação de órgãos públicos, Organizações não Governamentais (ONG’s), agentes locais, entre outros atores.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG