UFMG e Instituto Cervantes BH promovem mostra de filmes sobre a Guerra Civil Espanhola

Oito filmes sobre a Guerra Civil Espanhola serão exibidos gratuitamente no Museu da Imagem e do Som (MIS) – Cine Santa Tereza, a partir da próxima quinta-feira, dia 9 de março. Promovida pelo Instituto Cervantes BH e pelo Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue) da UFMG, a Mostra de Cinema Espanhol de Guerra e Memória terá exibições até o dia 18 de março, com áudio original e legendas em português. O MIS – Cine Santa Tereza fica na Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza. A retirada dos ingressos poderá ser feita 30 minutos antes de cada sessão.

As sinopses dos filmes e os horários das sessões estão disponíveis no site do Instituto.

Na quinta-feira, dia 9 de março, às 19h, será exibido o filme Las trece rosas, de Emilio Martínez-Lázaro. O público poderá participar do debate e a sessão terá comentários do curador da mostra, professor da UFMG Volker Jaeckel; do diretor do Instituto Cervantes BH, Luiz Javier Ruiz Sierra; da gestora do MIS, Siomara Faria; e da coordenadora técnica da mostra, Isabel Jimenez, professora do Instituto Cervantes.

Os outros filmes que compõem a série são Pan negro, de Agustí Villaronga, El viaje de Carol, de Ángel Roldán, El Laberinto del Fauno, de Guillermo del Toro, vencedor do Oscar de melhor fotografia em 2006, La maleta mexicana, de Diane Bardinet, Bienvenido Mr. Marshall, de Luis Berlanga, e La lengua de las mariposas, de José Luis Cuerda. Também será projetado desenho animado baseado no clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, em versão dublada em português e sem legendas.

“Trata-se de filmes de índole muito diversa, que formam um recorte representativo da produção cinematográfica espanhola sobre o tema: um documentário e seis longas metragens. A temática da memória está presente em todos eles: há uma maleta com negativos de fotografias, o olhar de uma criança sobre a guerrilha do pós-guerra e as lembranças de 13 jovens mulheres”, resume o professor Volker Jaeckel, do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (Negue).

Sobre o conflito
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) constitui, de acordo com os organizadores da mostra, ruptura importante na história da Espanha e marcou o país e seus habitantes como nenhum outro acontecimento até hoje. O conflito deixou a nação dividida em duas partes durante mais de 40 anos e é considerado um prelúdio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ainda depois do fim da ditadura do general Francisco Franco, deposto em 1975, permaneceu no país ibérico um silêncio sobre esse assunto polêmico, inspirado por um pacto de esquecimento.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4476 ou 3409-4189

www.ufmg.br