UFMG é parceira do 'II Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular' que ocorre em maio

Evento contará com a presença de palestrantes internacionais renomados na área de biologia do músculo esquelético

Nos dias 19 e 20 de maio, será realizada a segunda edição do Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular (SBBMusc), que contará com palestras. O evento é voltado a estudantes e pesquisadores da biologia do músculo esquelético e tem o objetivo de proporcionar conhecimentos e troca de experiências por meio de diálogos sobre a temática. As inscrições para a emissão dos certificados devem ser feitas pelo preenchimento do formulário disponibilizado pela organização no site, até 18 de maio.

O encontro é uma ação promovida por docentes de diversas universidades e institutos brasileiros, dentre eles o professor Dawit A. P. Gonçalves, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, com a presença de cientistas e palestrantes internacionais renomados que desenvolvem pesquisas na área da biologia do tecido muscular esquelético.

O SBBMusc será realizado em formato remoto com transmissão ao vivo no YouTube. Para assistir as palestras, basta acessar os links do dia 19/05 e do dia 20/05.

Confira a programação:

Dia 19/05 - quinta-feira:
- 14h - Delphine Duprez (Institut de Biologie, França) – Unexpected contribution of fibroblasts to muscle lineage;
- 15h - Scott Bowen (Univ. Leeds, UK) – Mechanisms of skeletal muscle wasting and weakness in health and disease;
- 16h - Anselmo Moriscot (USP, Brasil) – New perspectives in muscle atrophy.

Dia 20/05 - sexta-feira:
- 14h - Gillian Butler Brown (Institut de Myologie, França) – A review on therapeutic approaches towards dystrophies;
- 15h - Carmen Birchmeier-Kohler (Max-Delbrück-Centrum für Molekulare Medizin, Alemanha) – The genetic hierarchy that controls muscle development and repair;
- 16h - Manoel Luis Costa (UFRJ, Brasil) – The role of the Hippo signaling pathway during myogenesis.

Para mais informações, acesse o site do SBBMusc ou entre em contato pelo e-mail sbbmusc@gmail.com .

Conheça a história do SBBMusc

O 1º SBBMusc surgiu como uma ideia de ampliar para o Brasil todo os encontros organizados previamente pelos professores Cláudia Mermelstein e Manoel Luis Costa, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, assim, criar uma rede permanente de pesquisadores com o objetivo de propiciar colaborações e discussões em torno de diversos aspectos da biologia do músculo. Cientistas renomados do Brasil e do exterior (América, Europa e Austrália) estiveram presentes em palestras, mesas redondas e minicursos, propiciando um ambiente rico e estimulante para discussões sobre os avanços de diferentes disciplinas que fundamentam os conhecimentos em biologia muscular.

Cerca de 700 participantes, entre alunos e cientistas do Brasil e exterior, se inscreveram no 1º SBBMusc e as sessões do evento tiveram quase 8.000 visualizações (vídeos publicados como privado no canal do Youtube) em apenas uma semana.

Sua primeira edição on-line ocorreu de 10 a 15 de maio de 2021, idealizada e organizada por pesquisadores de diferentes universidades e institutos brasileiros, como a Fiocruz, UFMG, UFRJ, Unicamp e USP, que desenvolvem pesquisas científicas e lecionam na área de biologia do tecido muscular esquelético. O objetivo do grupo foi formar uma rede para aproximar pesquisadores e estudantes em um evento único, fascinante e com uma temática inédita no país.

Realização:

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
Universidade Estadual de Londrina (UEL);
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Universidade Federal do Tocantins (UFT);
Universidade de São Paulo (USP).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 - (31) 9 8647-4879