UFMG e York University promovem simpósio sobre educação, mineração e mudanças climáticas

On-line e gratuito, evento recorda os sete anos do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG)

De 7 a 10 de novembro, o grupo de pesquisa Educação, Mineração e Território (EduMiTe), do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, e o programa Queen Elizabeth Scholars - Climate Justice, da York University (Canadá), promovem o simpósio internacional Educação, Mineração e Mudanças Climáticas.

On-line e gratuito, o simpósio será transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal do EduMiTe no YouTube, com opções de tradução em português, inglês e espanhol. Interessados devem se inscrever pelo site do simpósio, preenchendo um dos formulários disponíveis no idioma de sua preferência no menu Faça sua inscrição. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado, emitido pelo Centro de Extensão do IGC-UFMG.

Educação e justiça climática em pauta

Partindo do marco de sete anos do rompimento da barragem do Fundão, no município de Mariana (MG), no dia 5 de novembro, o evento propõe reflexões acerca das violações praticadas por mineradoras e dos impactos da mineração sobre as mudanças climáticas e, principalmente, sobre as práticas educacionais.

“O simpósio é especialmente importante neste momento porque discute como as mudanças climáticas e as atividades dos complexos minerários afetam as escolas e a comunidade escolar. Nele, pretendemos compartilhar informações mundiais sobre o assunto, além de lembrar as violações e impactos da mineração e discutir sobre a importância de uma formação crítica que almeje a construção de sociedades em que haja justiça ambiental e climática, onde seja possível viver de maneira digna e com qualidade de vida”, explica Lussandra Gianasi, uma das coordenadoras do grupo EduMiTe e professora do IGC.

A programação, que incluirá mesas de debate e palestras diárias, dará destaque a temas como a relação entre educação e mineração diante das mudanças climáticas, consideradas globalmente, ciência cidadã e a formação de redes em defesa da justiça climática.

Saiba mais acessando o site e os perfis do simpósio no Instagram e no Facebook.

Informações: contato@edumite.net.

Assessoria de Imprensa UFMG