UFMG está com inscrições abertas para cursos de Línguas Clássicas

O Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG recebe matrículas para curso de Línguas Clássicas até 23 de março. São ofertadas as modalidades presencial para o latim e on-line (síncrono e assíncrono) para o latim e o grego. As inscrições podem ser feitas na página do Cenex.

Latim

O curso visa ao desenvolvimento das habilidades de leitura e tradução de textos escritos em latim, apresentando os elementos básicos da língua na qual estão escritas obras clássicas. Na modalidade presencial, professor e alunos participam das aulas em dias e horários fixos. As aulas acontecem no campus da UFMG, na Pampulha.

O curso virtual pode ser realizado na modalidade síncrona ou assíncrona. O primeiro, como na modalidade presencial, conta com a participação de todos em tempo real, em dias e horários fixos. As aulas acontecem em uma plataforma eletrônica de conferência, com a utilização complementar de recursos extras para o trabalho pedagógico.

O curso assíncrono foi estruturado conforme a metodologia do livro Latina Essentia, do professor Antônio Martinez, e acrescido de dicas, informações e referências. Os recursos multimídia (imagens, vídeos e áudios) têm o objetivo de fixar e estimular o aprendizado.

Grego

O curso visa à formação no aluno de uma base gramatical e à sua capacitação para a leitura e tradução de textos de nível iniciante escritos na língua grega. Ele é disponibilizado na UFMG nas modalidades on-line síncrona e assíncrona. A primeira conta com a participação de alunos e professores em tempo real, em dias e horários fixos. As aulas acontecem em uma plataforma eletrônica de conferência, com a utilização complementar de recursos extras para o trabalho pedagógico.

A modalidade de grego clássico assíncrono foi estruturada como um estudo orientado acrescido de dicas, informações e referências de sites na internet. O percurso é realizado através da metodologia da literatura e da linguística comparadas (evangelhos, textos clássicos e bizantinos), da sociolinguística e de exercícios de memorização, contando ainda com recursos multimídia (imagens, vídeos e áudios) para estimular o aprendizado.

Outras informações podem ser conferidas no site do Cenex ou solicitadas pelo e-mail cenexidiomas@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG