UFMG está com inscrições abertas para especialização em ergonomia

Prazo foi prorrogado para 27 de agosto; formação com foco na otimização do trabalho humano terá início no segundo semestre letivo de 2021

O Curso de Especialização em Ergonomia (Ceergo) da UFMG, que terá início no segundo semestre letivo de 2021, prorrogou o prazo final das inscrições para 27 de agosto. A data-limite era 9 de julho.

A formação tem foco em conhecimentos de otimização do trabalho humano, com base na preocupação com a saúde, a qualidade e a eficiência. O objetivo é capacitar profissionais para fazer análise ergonômica e aplicá-la na transformação de situações de trabalho. A ênfase em projetos, segundo os organizadores do curso, orienta o conjunto de disciplinas para a construção de soluções inovadoras.

O curso visa, ainda, desenvolver em seus alunos a capacidade de propor soluções para os problemas identificados com base não apenas na metodologia da análise ergonômica, mas também nos métodos mais atualizados de concepção e implantação de intervenções via projeto (organizacional, de sistemas informatizados, produtos ou espaços de trabalho).

Na primeira fase, disciplinas teóricas introdutórias servirão de preparação para a realização de projetos de intervenção e análise de situações de trabalho. A segunda fase, prática, consistirá no acompanhamento dessas intervenções, destinado a identificar os determinantes de uma situação e estabelecer as causas dos problemas identificados e as contradições entre a organização e a atividade de trabalho. A produção dos alunos deverá resultar numa monografia.

Público

O curso é destinado a profissionais de nível superior, como engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais, profissionais da saúde e segurança (médicos do trabalho, higienistas, engenheiros de segurança) e outros interessados na saúde do trabalhador (cipistas, sindicalistas).

O valor da inscrição é de R$ 30, e o valor total do curso é de R$ 10,8 mil, dividido em 16 parcelas de R$ 675. As aulas serão ministradas em módulos quinzenais, às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, e aos sábados, no período da manhã, na Escola de Engenharia, campus Pampulha.

São ofertadas 40 vagas, e o curso só será realizado se houver ao menos 20 alunos matriculados. Outras informações estão no edital e no site da Fundação Christiano Ottoni.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG