UFMG está com inscrições abertas para especialização em Recursos Hídricos e Ambientais

Curso do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, no campus de Montes Claros, é oferecido na modalidade semipresencial

As inscrições para o processo seletivo da especialização em Recursos Hídricos e Ambientais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG estão abertas até o dia 19 de julho. São oferecidas 30 vagas. O curso tem carga horária de 420 horas distribuídas em quatro semestres. A cada semestre letivo, grupos de disciplinas da matriz curricular do curso serão ofertadas em regime semipresencial de modo que serão desenvolvidos módulos presenciais interdisciplinares no início e no fim de cada semestre. Nos interstícios dos módulos interdisciplinares, serão ofertados plantões para atividades presenciais, contemplando práticas, avaliações, seminários e tutorias. O edital completo está disponível neste link.

Podem se inscrever graduados em Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Biologia, Geografia e áreas afins.

O curso tem como objetivo especializar profissionais, fornecendo aos participantes as bases legais, institucionais, regulatórias, organizacionais, operacionais e tecnológicas para o desenvolvimento e implementação de gestão sustentável dos recursos hídricos e ambientais, além de gerar competências nos recursos humanos locais para o monitoramento, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos e ambientais da região, visando à manutenção da disponibilidade hídrica permanente, de forma a compatibilizar o desenvolvimento econômico-social, o aperfeiçoamento do processo produtivo sustentado, por meio de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos hídricos e ambientais.

Seleção

De acordo com o edital, a seleção será realizada em etapa única, com caráter eliminatório e classificatório. Três docentes do curso analisarão o currículo (60 pontos) e o histórico escolar (40 pontos). Na análise do currículo, serão adotados os seguintes critérios de avaliação: a) experiência acadêmica e profissional ou atividades nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente ou questões socioambientais (50 pontos); b) cursos de formação complementar, eventos de outras áreas e eventuais (10 pontos).

Na análise do histórico escolar (40 pontos), serão atribuídos pontos em disciplinas relacionadas ao curso (sendo atribuídos cinco pontos para conceitos “A” ou notas de 90 a 100; três pontos para conceitos “B” ou notas de 80 a 89 e dois pontos para conceitos “C” ou notas de 70 a 79 em um total de 40 pontos no máximo para esse critério). Para aprovação e classificação no processo seletivo, o candidato deverá obter, no mínimo, 50% dos pontos, numa escala de 0 a 100.

O resultado final será divulgado no dia 22 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ica-secrha@ica.ufmg.br ou pelo telefone (38) 2101 7780. 

Texto de Ana Cláudia Mendes

Fonte

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

3821017754

http://www.ica.ufmg.br/