UFMG está com vagas abertas para cursos em Engenharia de Máquinas Biológicas e Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) faz a gestão de projetos de extensão da Universidade e oferece uma diversidade de cursos, eventos e atividades esportivas, em diferentes áreas do conhecimento. Entre os cursos com inscrições abertas para o segundo semestre de 2022 estão Engenharia de Máquinas Biológicas e Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança. Confira as informações.

Engenharia de Máquinas Biológicas

O Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas tem como objetivo incentivar a adesão de novos integrantes aos estudos da Biologia Sintética e à descoberta do potencial dessa área, ainda nova, na geração de novos conhecimentos, produtos e arte. Os participantes vão se inteirar sobre técnicas de manipulação genética, de uso de ferramentas de bioinformática, de inovação e empreendedorismo, assim como o Movimento Maker e conhecer um pouco sobre a competição iGEM (International Genetically Engineered Machine), na qual o grupo da UFMG tem participado e se destacado nas últimas edições.

Público-alvo: estudantes de ensino técnico, de graduação e de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento e profissionais interessados em biologia sintética, biotecnologia e empreendedorismo. É desejável conhecimento na área de Biologia.

O curso será realizado de 8 a 12 de agosto, com carga horária de 45 horas. São ofertadas 50 vagas. O valor do investimento é R$355. Mais informações e programação pelo site: www.ideareal.org/vi-cemb ou pelo e-mail eventos@ideareal.org

Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança

Diante das mudanças progressivas em cibersegurança impulsionadas pela ciência de dados, é cada vez mais necessária a formação e/ou atualização de profissionais no tema. O Curso à Distância em Introdução à Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança visa oferecer aos estudantes um primeiro contato com o tema de ciência de dados aplicada à cibersegurança por meio de uma perspectiva híbrida: teórica e prática.

Público-alvo: profissionais graduados, estudantes de graduação ou pós-graduação em Ciência da Computação e afins familiarizados com lógica de programação e estatística, sendo desejável alguma experiência com a linguagem de programação Python. Para um maior aproveitamento do curso é desejável ter noções de segurança cibernética, porém não é um requisito.

Serão duas turmas, uma com aulas de 1° de agosto a 31 de outubro, com inscrições abertas até 31 de julho; a outra com período de realização de 1º de dezembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, cujas inscrições serão feitas de 15 de outubro a 30 de novembro.

O estudante deverá se dedicar aproximadamente 40 horas para assistir às aulas, ler o material, participar dos encontros síncronos e resolver os exercícios do curso ao longo de 12 semanas (três meses). O investimento é de R$800. Mais informações pelo site cdseg.dcc.ufmg.br ou pelo e-mail michele@dcc.ufmg.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG