UFMG está pronta para sediar a 27ª Semana do Conhecimento

Com o tema Saberes e práticas para reduzir desigualdades, de 15 a 19 de outubro de 2018, a UFMG expõe ao público cerca de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A mostra integra a Semana do Conhecimento, evento que em sua 27ª edição tem como premissa provocar reflexões sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade, em diálogo com setores da sociedade.

Além disso, pretende aproximar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, que vem, ao longo dos anos, fortalecendo espaços de diálogo e de compartilhamento de saberes. Confira a programaçãonos campi de Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e Montes Claros. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6435 ou pelo e-mail comunica@proex.ufmg.br

O evento congrega oito mostras de projetos distintos, a saber:

1. 27ª Semana de Iniciação Científica

2. 22ª Semana de Graduação

3. 21º Encontro de Extensão

4. 8ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnicos em Assuntos Educacionais - Taes

5. 6ª Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus da UFMG

6. 3º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa)

7. 1º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG

8. #VisualizaUFMG 2018

8 a 11 de outubro

Integrando a 27ª Semana do Conhecimento, nos dias 8, 9 e 10, serão apresentados 547 trabalhos, nos formatos comunicação oral, vídeo e pôster físico, durante o 21º Encontro de Extensão. O objetivo é fomentar espaços de diálogo, produção e socialização do conhecimento. Os bolsistas, que submeteram trabalhos de suas respectivas ações de extensão, farão as apresentações em diversas salas de sua unidade acadêmica. As apresentações ocorrerão nos dias 8 e 9 de outubro, nos campi de Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e no dia 10 de outubro em Montes Claros. Já no dia 17, no CAD 3, será a reapresentação dos melhores trabalhos selecionados, que concorrerão à premiação no encerramento da Semana do Conhecimento.

Também faz parte da programação, o V Fórum Brasileiro de Museus Universitários, que acontece no mesmo período, entre 8 e 11 de outubro. O objetivo é promover e consolidar o debate sobre os museus universitários e instituições afins no Brasil, com a perspectiva de delinear diretrizes para uma política de preservação do patrimônio universitário. Organizado em palestras, painéis, mesa redonda, visitação a museus e grupos de trabalho (GTs), o evento terá três eixos temáticos: 1) diagnóstico dos museus universitários no Brasil; 2) gestão e formação de profissionais em museus universitários; 3) conformação e dinâmica de redes de museus universitários.

Promovido pela Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, o V Fórum contará com a participação de representantes de universidades de todas as regiões do país, presidentes de redes de museus universitários dos EUA e da União Europeia e presidentes dos comitês internacionais de Museus Universitários e de Formação de Pessoal – The International Council of Museums.

Outra programação da Rede de Museus é a VI Mostra Virtual Pesquisa e Extensão, que pretende dar visibilidade aos projetos vinculados à Rede, além de gerar um portfólio dos trabalhos de pesquisa e extensão. De acordo com os organizadores, "o objetivo é possibilitar a comunidade acadêmica e ao público em geral a oportunidade de visualizar, a partir do website da Rede de Museus, todos os trabalhos que serão apresentados em unidades e horários diferentes durante a Semana do Conhecimento". A plataforma também permite interação, pois aos acessá-la é possível enviar comentários direcionados aos autores dos projetos, fomentando a formação de redes colaborativas no interior da comunidade universitária. Para mais informações acesse o site do evento

15 a 19 de outubro

No dia 15, a partir das 9h, acontece a cerimônia de abertura da 27ª Semana do Conhecimento, no Centro de Atividades Didáticas – CAD 3 –, no campus Pampulha, com participação do professor José Jorge de Carvalho, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) e do líder indígena do povo Tupinambá, Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Cacique Babau e defensor da luta do povo Tupinambá.

Os dias 16 e 17 contam com programação cultural especial, com apresentação de três projetos de extensão: Grupo de Saxofones da UFMG (16 de outubro), Geraes Big Band (Quarta Doze e Trinta, dia 17) e Coral "Música para Todos", do Centro de Musicalização Integrado (CMI) da Escola de Música da UFMG (dia 17).

A programação prossegue por toda a semana com palestras, oficinas e debates, Feira Agroecológica da UFMG, mostra de vídeos #Visualizaufmg, I Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG, apresentações culturais e ainda atividades especiais organizadas pelas próprias unidades acadêmicas, que incluem palestras, mostras de futebol e oficinas.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG