UFMG exibe documentário em homenagem a Dom Philips e promove bate-papo com o repórter Daniel Camargos

O projeto de extensão Ecobiblioteca, do Grupo de Estudos NAVE - Natureza, Violência e Ecocrítica - da UFMG, promove a exibição de Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia, o novo documentário da ONG Repórter Brasil em homenagem a Dom Phillips, jornalista inglês assassinado em uma emboscada no Vale do Javari junto ao indigenista Bruno Pereira. A atividade acontecerá no dia 30 de novembro, das 17h às 19h, no Auditório 2001 da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, no campus Pampulha.

O filme trata dos desafios da cobertura da violência na Amazônia, partindo da experiência do repórter investigativo Daniel Camargos, que foi companheiro de reportagem de Dom, ao cobrir as buscas pelo amigo desaparecido.

A narração em primeira pessoa de Camargos conduz uma reflexão sobre o papel dos repórteres em meio aos conflitos na região. Após ouvir e sofrer com a brutalidade das revelações sobre o que aconteceu com Dom, assassinado e esquartejado, o jornalista se pergunta se “vale a pena seguir adiante”. Em busca de respostas, o filme acompanha o repórter ao percorrer outros estados e outras terras indígenas, onde observa semelhanças e diferenças no modo como as suas fontes processam o luto. A resistência indígena perante a perda de tantos na disputa pelo território ganha uma nova dimensão para o repórter.

Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com Daniel Camargos.

Sobre Daniel Camargos
É repórter investigativo e fellow do Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center para a Repórter Brasil, com pesquisas sobre milícias na Amazônia. É também colunista no site da revista Carta Capital. Ganhou vários prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Vladimir Herzog (2022 e 2020). Trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, Estado de Minas e O Tempo. Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Sobre a Repórter Brasil
Repórter Brasil é uma organização não governamental fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores, com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. Devido ao seu trabalho, tornou-se uma das mais importantes fontes de informação sobre trabalho escravo no país. Suas reportagens, investigações jornalísticas, pesquisas e metodologias educacionais têm sido usadas por lideranças do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil como instrumentos para combater a escravidão contemporânea, um problema que afeta milhares de pessoas. Saiba mais em https://reporterbrasil.org.br/.

Assista ao trailer do filme aqui.
Outras informações: elisamorimvieira@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

3134094476