UFMG firma parceria com Cruzeiro para formação no atletismo olímpico e paralímpico

Projeto vai receber 120 jovens de 14 a 20 anos de idade, com foco também no desenvolvimento social, educacional e cultural dos atletas

A UFMG firmou parceria com o Cruzeiro Esporte Clube e o Instituto Palestra Itália com vistas à formação de jovens no atletismo olímpico e paralímpico. O projeto será sediado no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e vai valorizar o desempenho esportivo e o desenvolvimento social, educacional e cultural dos atletas.

A iniciativa vai atender 120 adolescentes e jovens, dos sexos feminino e masculino, na faixa etária de 14 a 20 anos, oriundos de diversos estratos sociais de Belo Horizonte e cidades próximas. O processo de formação e desenvolvimento será realizado integralmente nas instalações do CTE-UFMG, localizado na região da Pampulha, e terá como gestor o Instituto Palestra Itália. Além de treinar, os jovens terão oportunidades de participação em competições oficiais.

De acordo com o diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, professor Sérgio Fonseca, o Termo de Cooperação, firmado após meses de conversas, prevê que o projeto utilize a estrutura do CTE-UFMG para o atletismo, considerada uma das melhores do Brasil, e o Cruzeiro se responsabilize por itens como seguro-saúde, alimentação e transporte dos atletas, equipamentos para disputas, federalização e custos de competições.

“A iniciativa terá papel muito importante para o desenvolvimento do atletismo em Minas Gerais e para o crescimento pessoal e profissional dos jovens. Três grandes organizações mineiras trabalharão juntas, nos próximos anos, para ajudar a transformar a realidade do atletismo mineiro e criar oportunidade para que jovens de condições socioeconômicas desfavoráveis encontrem suporte técnico, moral, psicológico e social para o desenvolvimento de suas potencialidades”, diz Fonseca, acrescentando que a parceria dará ainda mais visibilidade ao trabalho de excelência realizado pelo CTE.

Transformação social

O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, afirma que a retomada do atletismo sempre foi uma das prioridades do clube. “Realizar esse projeto em parceria com a UFMG, uma das maiores entidades de ensino da América do Sul, é motivo de muita satisfação. Instituições grandiosas como o Cruzeiro e a UFMG têm papel muito relevante na transformação social e podem colaborar significativamente com a comunidade”, enfatiza.

Para a CEO do Instituto Palestra Itália, Deis Chaves, o país precisa unir forças para a projeção dos mais diversos segmentos. “Reunir grandes organizações e pessoas em prol do esporte, da educação, da cultura e do desenvolvimento social será sempre o melhor caminho. É sensacional retomar o atletismo do Cruzeiro, com uma proposta inovadora, destinada a projetar o esporte olímpico e paralímpico”, diz a executiva, lembrando que o clube é reconhecido como um dos maiores do futebol brasileiro e internacional e é referência também em outros esportes, como vôlei e atletismo, representado há décadas pela corrida de rua.

O projeto que une o CTE-UFMG, o Cruzeiro e o Instituto Palestra Itália terá, a princípio, duração de seis anos e vai abranger todas as modalidades do atletismo (saltos, corridas e arremessos). Treinam hoje no Centro 90 jovens, que competem pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF). Em breve, serão realizados os testes para a seleção dos novos jovens atletas.

A estrutura do CTE-UFMG para o atletismo inclui pista certificada internacionalmente, onde recordes são homologáveis – a cobertura é a mesma das pistas usadas no Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio –, sala de treinamento de força, equipamentos para provas de qualidade mundial e equipe multidisciplinar altamente qualificada (psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, biomecânicos, entre outros) para suporte à saúde integral dos atletas.

Recursos obtidos pelo CTE-UFMG e pelo Cruzeiro ao longo do período do projeto serão utilizados para incrementar as partes administradas por cada um dos parceiros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG – CTE-UFMG | Mariana Gonçalves

(31) 9 8638-0936