UFMG inaugura exposição “Feminæ “ no saguão da Reitoria

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG abrirá, no dia 8 de março, às 18h, no saguão da Reitoria, a exposição Feminæ, com parte da produção de mulheres artistas pertencentes ao Acervo Artístico da UFMG. Aliada à criação de artistas contemporâneas e a textos de mulheres poetas, Feminæ será composta por obras doadas ao longo da história da Universidade, além de trabalhos de artistas contemporâneas que dialogam com a vasta coleção artística da UFMG. A mostra encerra o ciclo de exposições que comemora os 90 anos da UFMG. A abertura da exposição contará com o recital de harpa  Desejos Sonoros in a Landscape, de Arícia Ferigato. Informações pelo telefone (31) 3409-6411 ou pelo e-mail: info@dac.ufmg.br

As obras do Acervo Artístico – entre peças de tapeçaria e quadros - foram divididas em nove grupos que classificam o conteúdo e a técnica utilizada, destacadas aquelas cuja temática é a própria mulher, a exemplo da composição Morre tantos homens e eu aqui tão só (1968), de Teresinha Soares. Em um nicho externo, serão exibidas as peças das artistas convidadas, incluindo escultura e instalações. Ao todo serão 27 obras.

Assinando a concepção e curadoria de Artes Visuais, estão os professores Christiana Quady Firmato Brant e Fabrício Fernandino (EBA/UFMG). Cada obra será acompanhada de um texto literário de escritoras convidadas, cuja curadoria foi realizada pelas professoras Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova (Fale/UFMG) e Leda Maria Martins, diretora de Ação Cultural e coordenadora geral da Exposição. De acordo com Leda: “Os textos literários são de escritoras que atuam ou atuaram na UFMG e de outras poetas, também especialmente incluídas. Todas as obras e textos traduzem, por meio de uma linguagem criativa, refinada e complexa, o poder de sua expressão estética e sensibilidade poética”.

Iniciada em data simbólica - o Dia Internacional da Mulher -, a exposição faz coro a um momento histórico de potencialização das causas feministas e fortalecimento da mulher.

O conjunto das obras evidencia a poética da mulher artista, que, pela sua vivência e espaço ocupado na sociedade, é capaz de introduzir elementos únicos, plásticos ou conceituais, à execução e ao resultado de seus trabalhos artísticos. A abordagem de assuntos particulares ao universo feminino, como a violência de gênero e a maternidade, assim como a utilização de materiais representativos dessas realidades, evidenciam a mulher com suas nuances sutis ou explicitamente afirmativas, reivindicando sua presença marcante e igualitária em nossa sociedade.

Recital de abertura

A abertura da exposição contará com o recital de harpa Desejos Sonoros in a Landscape, de Arícia Ferigato. Natural de Brasília, Ferigato é formada pelo Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (2008). Possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (2011) e Mestrado em Música pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Música da UFMG. Como pesquisadora, atua principalmente nas seguintes áreas: harpa, interpretação musical, performance musical e cognição musical.

Desejos sonoros in a Landscape é uma breve performance musical, parte do projeto de pesquisa artística da harpista, no qual busca expandir a ideia de recital, mesclando obras do repertório tradicional e contemporâneo para harpa com sessões de improvisação advindas de suas experimentações sonoras sobre o instrumento. A inspiração parte da obra In a Landscape (1948), de John Cage (1912 - 1992) e de trechos da série de poemas Do desejo, de Hilda Hilst, onde a calma "paisagem sonora" de Cage se transmuta em sonoridades crepitantes e lascivas inspiradas por Hilda Hilst.

Relação das obras

Artistas visuais do Acervo Artístico da UFMG

Ana Horta, Andréa Mendes, Anna Amélia Lopes Rangel, Arlinda Côrrea Lima, Beatriz Coelho, Fayga Ostrower, Inês de Melo Sá, Irene Abreu de Paula, Letícia Grandinetti, Lúcia Marques, Marília Gianetti Torres, Marlene Trindade, Noêmia Motta, Paula Regis Junqueira, Sandra Bianchi, Teresinha Soares, Terezinha Veloso, Virgínia de Paula e Yara Tupynambá.

Artistas visuais convidadas

Annie Rottenstein, Christiana Quady, Dyana Santos, Mônica Sartori, Patricia Franca-Huchet e Telma Chaves.

Escritoras

Adélia Prado, Ana Caetano, Ana Martins Marques, Conceição Evaristo, Laís Corrêa de Araújo, Leda Maria Martins, Lucia Castello Branco, Maria Esther Maciel, Orides Fontela, Ruth Silviano Brandão, Salete Maria, Sônia Queiroz e Vera Casa Nova.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

www.ufmg.br/cultura

UFMG inaugura exposição “Feminæ “ no saguão da Reitoria