UFMG inaugura hub de inovação em nanotecnologia em parceria com a Merck

A UFMG lança nesta quinta-feira, 1° de junho, em parceria com a empresa Merck S/A, o convênio de estímulo à inovação para a constituição de aliança estratégica para a formação do ambiente promotor de inovação intitulado Hub de Inovação em Nanotecnologia. O lançamento será realizado no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) da UFMG, a partir das 14h, em evento fechado para as instituições.

Com acesso aberto à comunidade acadêmica, indústria, startups e empreendedores, o Hub de Inovação em Nanotecnologia atuará em três áreas: sistemas de entrega nanocontrolados, nanossensores ou dispositivos vestíveis e soluções mais sustentáveis também baseadas em nano. Serão oferecidos serviços especializados, codesenvolvimento e prototipagem de projetos aplicáveis a todos os setores interessados, com especial destaque para saúde humana e animal, alimentos, bebidas e agricultura.

Segundo o professor Ado Jório de Vasconcelos, do Departamento de Física da UFMG, a nanotecnologia é o controle dos materiais na escala atômica e molecular, para a obtenção de novas propriedades que os tornem mais eficientes e, consequentemente, ambiental e economicamente viáveis. “Ela já é vista nos dispositivos eletrônicos, em cosméticos, tecidos e painéis solares, por exemplo, mas com as pesquisas científicas viabilizadas por projetos como esse, temos esperança de utilizar essa tecnologia no desenvolvimento de soluções inovadoras, como novos dispositivos que possibilitem melhor aproveitamento energético,  métodos para intervenções biomédicas menos invasivas, ou diagnósticos ultrarrápidos com uso de biossensores que detectam a presença de  patógenos em alimentos ou a evolução de doenças neurodegenerativas”, explica o professor.

Alziana Pedrosa, Head de Commercial Marketing para América Latina dentro da divisão de Life Science da Merck, destaca a importância dessa iniciativa: “temos muito orgulho em firmar mais uma parceria em prol da comunidade científica brasileira. No Brasil, a nanotecnologia é uma das áreas prioritárias para desenvolvimento tecnológico pelo governo federal. Apostamos na capacitação de pesquisadores e na colaboração entre indústria e universidade com o intuito impulsionar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que poderão impactar a vida e a saúde por meio da ciência”.

A UFMG conta com mais de 200 pedidos de patentes depositados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) relacionados à área de nanotecnologia, com mais de 500 pesquisadores dedicados a temáticas, em diversas áreas do conhecimento. A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, destaca que a UFMG está na vanguarda da produção de conhecimento em nanotecnologia. “Temos um Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano), instalado em nosso Parque Tecnológico (BH-TEC), que é referência no país. A parceria com a Merck, uma empresa de excelência na área de saúde, certamente vai incrementar esse potencial. Por meio dela, esperamos que nossas inovações cheguem mais rapidamente à sociedade”, analisa.

O espaço fará parte do complexo do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), centro de inovação e pesquisa de 600 mil metros quadrados, criado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Governo de Minas, UFMG, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A iniciativa, segundo a empresa, é sua primeira aliança nacional no ramo da nanotecnologia, o Hub promove acesso de pesquisadores a tecnologias de ponta para acelerar o desenvolvimento de novas aplicações, além de dar início à jornada de empreendedorismo acadêmico em nanotecnologia da empresa no Brasil, que passa a oferecer cursos teórico-práticos para clientes, pesquisadores e estudantes da área no local.

Segundo a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, referência em inovação e transferência de tecnologia, a Universidade conta com mais de 1.800 pedidos de patentes, o que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do país.

Sobre a Merck
A Merck, uma empresa líder em ciência e tecnologia, opera em Healthcare (Cuidados com a Saúde), Life Science (Ciências da Vida) e Electronics. Cerca de 60.000 funcionários trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando formas de vida mais alegres e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de formas únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a habilitação da inteligência dos dispositivos – a empresa está em toda parte. Em 2021, a Merck gerou vendas de ■19,7 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável têm sido fundamentais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. É assim que a Merck tem prosperado desde sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca “Merck”. As únicas exceções são os Estados Unidos e o Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono em Cuidados com a Saúde, MilliporeSigma em Ciências da Vida e EMD Electronics. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e LinkedIn (Merck Brasil).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG