UFMG inaugura unidade de pesquisa que melhora condições de estudos relacionados com a covid-19 e o HIV

Centro clínico para testes com vacinas conta com dois consultórios, área de atendimento e salas de observação para realização de testes

A Faculdade de Medicina da UFMG inaugurou, na quarta-feira, 4 de agosto, um novo centro clínico para testes com vacinas em Belo Horizonte. A Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) melhora as condições de realização de ensaios com voluntários para novos imunizantes e tratamentos.

O novo centro está instalado em espaço do campus Saúde, na área hospitalar, com financiamento majoritário do National Institute of Health (agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), via rede Covid-19 Prevention Network (CoVPN), a mesma responsável pelos ensaios com a vacina da Janssen, que, na Faculdade de Medicina, conta com participação de 470 voluntários.

Para o diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves, a inauguração da UPqVac representa um legado que a Universidade deixa para a sociedade “no pior momento de apoio e financiamento à pesquisa brasileira".

Estrutura

Com dois consultórios, área de atendimento e salas de observação para a realização de testes com voluntários, a estrutura, com 168,5 metros quadrados, será destinada a princípio para os estudos relacionados à covid-19. Ali também serão realizados testes clínicos com imunizantes contra o HIV/aids, como parte do projeto Mosaico, que conta com 120 voluntários, e para o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções das vias respiratórias e pulmões em crianças pequenas ou idosos e pacientes imunossuprimidos, com câncer ou transplantados.

Novos estudos com imunizantes e tratamentos com anticorpos monoclonais e antivirais injetáveis, orais e inalatórios estão no radar para os próximos meses.

“Havia a necessidade de contar com um espaço adequado para a condução desse tipo de estudo. As pesquisas serão fortalecidas nesse ambiente específico para estudos clínicos de alta qualidade”, avalia o coordenador da unidade, o professor Jorge Andrade Pinto, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina.

Mais informações: https://www.medicina.ufmg.br/f...

Assessoria de Imprensa UFMG