UFMG inicia atividades do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Programas são voltados para a formação de professores. Comfic lançará site na próxima semana para evidenciar relação da UFMG com a educação básic

O seminário promovido nesta segunda e terça-feira, dias 26 e 27, pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) da UFMG marca a abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica.

Com o tema Desafios da formação de professores e professoras em meio a um tempo suspenso, a palestra de abertura nesta segunda, 26 de outubro, teve como palestrante o professor Helder Eterno da Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo é abrir as discussões sobre como os professores têm encaminhado as atividades escolares no contexto de pandemia.

Nesta terça-feira, dia 27, às 17, será realizada a mesa Experiências de ensino remoto na escola pública: interação entre professor, alunos e conhecimento completa a programação, pelo canal da Faculdade de Educação (FaE) no YouTube. A mesa-redonda reunirá as professoras Analise de Jesus da Silva, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE, Ana Cláudia Figueiredo, da Secretaria Municipal de Educação, e Juliana Batista Faria, do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG. Elas vão relatar suas experiências como professoras da educação básica no contexto do ensino remoto.

“O Pibid e a Residência Pedagógica são projetos muito importantes para a Universidade por promoverem essa aproximação com a educação básica e por possibilitarem aos estudantes das licenciaturas vivenciar as realidades escolares em sua formação inicial”, ressalta a professora Nilma Soares da Silva, coordenadora da Comfic. Segundo ela, a temática do ensino remoto vai perpassar essa etapa dos dois programas, e os estudantes vão acompanhar os professores da educação básica, auxiliando-os a enfrentar os desafios postos por essa nova realidade.

O Pibid é destinado a discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura. Seu objetivo é incentivar a formação docente em nível superior para atuação na educação básica, integrando os dois níveis de ensino, a fim de proporcionar aos licenciandos formação teórico-prática por meio de sua aproximação gradual com o cotidiano de escolas públicas da educação básica.

Criado há dois anos, o Residência Pedagógica é direcionado a estudantes matriculados nas diversas licenciaturas a partir do quinto período. Em articulação com as redes públicas de ensino, o programa propicia a formação de professores para atuação na educação básica com base em uma prática ancorada nas demandas da escola pública brasileira.

A Comissão

A Comfic, instalada em 2019 pela UFMG, tem a finalidade de discutir, avaliar e propor políticas de formação inicial e continuada para professores da educação básica. A Comissão propõe estratégias para atender às demandas das redes de escolas e formular políticas para a formação de professores com foco na licenciatura e na pós-graduação (formação continuada).

Regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a Comfic funciona como órgão de consulta para as câmaras de graduação e extensão, oferecendo assessoria técnica para as decisões e posicionamentos da Universidade. Conta, entre seus membros, com um representante da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e outro da Pró-reitoria de Extensão (Proex), além de professores, servidores técnico-administrativos e um representante do corpo discente.

Para manter diálogo permanente com as redes municipal, estadual e federal de educação, a Comissão também reúne representantes das secretarias de Educação de Minas Gerais e de Belo Horizonte e do Centro Pedagógico.

Site

Com o intuito de evidenciar a relação da UFMG com a educação básica, a Comfic lançará seu site na próxima semana. Entre outras informações, a página abrigará os editais dos dois programas, eventos como a Mostra Sua UFMG, a UFMG Jovem e Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), orientações sobre formação inicial e continuada e relatos de experiências de pesquisadores e educadores que trabalham com o tema.

(Com informações de Samuel Resende para o Portal UFMG)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG