UFMG integra cátedra da Unesco dedicada às relações entre educação e cidade

Iniciativa tem participação de 13 instituições do Brasil, de Portugal e da África lusófona

A UFMG integra a recém-lançada Cátedra Unesco – A Cidade que Educa e Transforma, que, ao longo dos próximos cinco anos, vai estimular e abrigar colaboração em pesquisa, publicações e mobilidade de docentes e estudantes. Lançada em Lisboa, no final de fevereiro, a iniciativa reúne 13 instituições de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau, participantes de uma rede liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (Isec).

A criação da cátedra é inspirada na convicção de que a educação transcende o espaço da escola e se dá em toda a cidade, e de que ela é fundamental para a construção da cidadania. O encontro em que foi lançada a cátedra teve a presença do professor Levindo Diniz Carvalho, da Faculdade de Educação (FaE), que representa a UFMG ao lado da colega Bárbara Ramalho. Ambos integram o Grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), da FaE.

O convite à UFMG para integrar a rede e a cátedra está também vinculado, segundo Levindo, aos objetivos e aos resultados do projeto A criança e a cidade – participação infantil na construção de políticas públicas, desenvolvido peloNúcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (Nepei), com apoio do Teia. O professor ministrou conferência sobre o projeto (e sobre o e-book que trata do tema) para alunos do Isec, em Lisboa.

“O Teia tem larga trajetória dedicada à investigação e à intervenção, por meio de programas extensionistas, no campo das relações entre educação e cidade”, diz Levindo Carvalho, acrescentando que também contribuiu para a integração do grupo à rede e à cátedra a experiência em colaboração internacional. Para ele, é excelente a oportunidade de cooperação Sul-Sul, na nova Cátedra Unesco, com a presença de instituições africanas. Angola e Cabo Verde deverão ser incorporados à iniciativa ainda neste semestre.

De acordo com o professor e pesquisador da UFMG, o tema das cidades educadoras implica diferentes campos de conhecimento, como os da educação, dos estudos urbanos e das políticas públicas, e o projeto deverá propiciar o diálogo entre esses campos para iniciativas de pesquisa que integrem acadêmicos e experiências dos países envolvidos.

‘A criança e a cidade’

O principal objetivo do projeto A criança e a cidade – participação infantil na construção de políticas públicas, coordenado por Levindo Diniz Carvalho, é oferecer espaço de sensibilização, formação e reflexão acerca da infância, da cidade e da participação das crianças na elaboração de políticas públicas. A proposta é pôr em diálogo educadores, gestores e técnicos dos campos da educação, assistência social, cultura, saúde e planejamento urbano, e ainda conselheiros tutelares e lideranças comunitárias de contextos territoriais diversos, interessados em trocar experiências sobre as diferentes infâncias nos territórios e tecer novas redes de transformação da cidade considerando a participação infantil.

(Texto de Itamar Rigueira Jr.)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG