UFMG Jovem comemora 20 anos e abre portas para a educação infantil

Feira de ciências recebe trabalhos até 7 de julho

Em sua 20ª edição, nos dias 19 e 20 de setembro será realizada mais uma UFMG Jovem, feira de ciências da educação básica de Minas Gerais. Professores de escolas públicas e privadas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (incluídas as modalidades da educação profissional e EJA) podem inscrever até dois projetos para participar da feira. O prazo termina em 7 de julho, e o resultado da seleção será divulgado no dia 9 de agosto. O evento acontece no hall do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), campus Pampulha.

Como destaque da edição de 2019, pela primeira vez a UFMG Jovem abrigará projetos da educação infantil. “Na sua experiência cotidiana, a criança também é afetada pelo diferente, pelo imprevisível, pelo estranhamento e procura explicações. Assim também é o cientista, que procura, antes de tudo, ser curioso, inventivo e criativo, qualidades que sobram nas crianças e devem ser preservadas e cultivadas”, justifica a professora Débora d'Ávila Reis, coordenadora do evento.

Biodiversidade, tecnologia e arte é o tema escolhido para este ano. A temática está associada às discussões da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e as atividades serão, de alguma forma, atravessadas pela memória das edições anteriores. Pessoas que participaram de eventos em outros anos, em especial da primeira edição, em 1999, falarão de suas experiências e aprendizados. Um vídeo com imagens históricas da UFMG Jovem também será exibido.

“É um orgulho fazer parte desta instituição, que, por meio de diversas atividades, procura estar sempre próxima da educação básica, contribuindo, escutando, dialogando e propondo reflexões sobre a ciência e a educação em nosso país”, afirma a professora Débora. Segundo ela, o evento proporciona maior interação de professores e estudantes em decorrência do encontro de escolas de todo o estado, com apresentação de projetos que estimulam o pensamento crítico e a criatividade. “A expectativa é ver coisas novas surgindo de diferentes regiões de Minas”, afirma a coordenadora.

Saiba mais sobre a UFMG Jovem através do vídeo produzido pela TV UFMG na última edição do evento:

A UFMG Jovem é promovida pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex). Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4427 e 3409-4428.

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG