UFMG Jovem recebe trabalhos até domingo

Professores de escolas públicas e privadas da educação básica de todo o Estado podem se inscrever para o evento, que comemora 20 anos

A UFMG Jovem, feira de ciências da educação básica de Minas Gerais, recebe, até domingo, 7 de julho, trabalhos de professores de escolas públicas e privadas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (incluídas as modalidades da educação profissional e de jovens e adultos). Os estudantes escolhem os temas, com base em observações prévias, e propõem soluções para resolverem problemas em suas comunidades ou escolas. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de setembro, no hall do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1) da UFMG, campus Pampulha.

O tema desta edição, que comemora os 20 anos do evento, é Biodiversidade, tecnologia e arte. A temática está associada às discussões da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é ser um espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional, bem como entre professores e estudantes de escolas de todo o Estado de Minas Gerais.

Cada professor poderá concorrer com até dois projetos nas modalidades turma ou grupo. Trabalhos investigativos e inventivos que deem continuidade a projetos apresentados em edições anteriores também podem ser inscritos, desde que revelem novos resultados. Para a apresentação, a equipe poderá utilizar maquetes, cartazes, pôsteres, protótipos, dentre outros.

Os cadastros do professor e do trabalho devem ser feitos separadamente. O resultado da seleção será enviado para o e-mail dos docentes responsáveis, até 9 de agosto, e publicado na página doFacebook da UFMG Jovem e no site da Proex/UFMG.

Pessoas que participaram de eventos anteriores, em especial da primeira edição, em 1999, falarão de suas experiências e aprendizados. Um vídeo com imagens históricas da UFMG Jovem também será exibido.

Experiências cotidianas

Pela primeira vez, a feira de ciências abrigará projetos da educação infantil. “Na sua experiência cotidiana, a criança também é afetada pelo diferente, pelo imprevisível, pelo estranhamento e procura explicações. Assim também é o cientista, que busca, antes de tudo, ser curioso, inventivo e criativo, qualidades que sobram nas crianças e devem ser preservadas e cultivadas”, justifica a professora Débora d'Ávila Reis, coordenadora do evento.

“É um orgulho fazer parte desta instituição, que, por meio de diversas atividades, procura estar sempre próxima da educação básica, contribuindo, escutando, dialogando e propondo reflexões sobre a ciência e a educação em nosso país”, afirma Débora. Segundo ela, o evento proporciona maior interação de professores e estudantes em decorrência do encontro de escolas de todo o estado, com apresentação de projetos que estimulam o pensamento crítico e a criatividade. “A expectativa é ver coisas novas surgindo de diferentes regiões de Minas”, reitera a coordenadora.

A UFMG Jovem é promovida pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex). Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4427 e 3409-4428.

Portal UFMG

Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da UFMG

Inscrições para a XX UFMG Jovem

Até o dia 7 de julho de 2019