UFMG lança e-book sobre termos e conceitos da área de linguagem e tecnologia na linguística aplicada

Professor Ronaldo Corrêa Gomes Junior, da Faculdade de Letras, divulga o lançamento do e-book, publicado sob sua organização

Estudantes de mestrado e doutorado matriculados na disciplina Perspectivas Contemporâneas em Linguagem e Tecnologia, ministrada no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, elaboraram um glossário colaborativo e multimodal como atividade de fechamento da disciplina, após discussão e aprofundamento dos conceitos em questão ao longo do primeiro período letivo de 2021. A obra keywords: termos e conceitos de linguagem e tecnologia na linguística aplicada é uma publicação digital e está disponível para download gratuito.

De acordo com o professor Ronaldo Gomes Junior, organizador do e-book, a proposta era produzir um glossário destinado a professores e estudantes do campo dos Estudos da Linguagem. O verbete multimodal deveria apresentar: o termo ou expressão selecionada, em português; a explicitação de possíveis diferenças em traduções para outros idiomas (quando necessário); sua definição; uma breve contextualização ou problematização (quando pertinente) e referências ao seu histórico de pesquisa e à sua aplicação na prática pedagógica. Além disso, ilustrações que cooperassem para a sua compreensão. Essas poderiam ser apresentadas na forma de imagens, áudios, vídeos, hiperlinks ou outro recurso de natureza gráfica ou audiovisual. Por fim, referências bibliográficas e remissões a outros verbetes relacionados.

Os termos mais salientes nas discussões ao longo do período letivo foram selecionados pelos estudantes, que produziram seus textos com base nas orientações da atividade. Em seguida, foi realizada uma rodada de edição, em que todos os grupos puderam ler, comentar e tecer considerações sobre os textos dos colegas, que foram revisados e aprimorados após essa etapa de edição colaborativa.

Os conceitos abordados são: letramento digital crítico, gêneros digitais, remediação, convergência e transmídia, algoritmos e datificação, desinfodemia e pós-humanismo crítico. O professor Ronaldo Gomes Junior enfatizou na apresentação do e-book: “elaboramos esta publicação digital e gratuita para que nosso exercício acadêmico tenha sentido real e para que o conhecimento produzido na universidade possa, de fato, circular. Esperamos que os futuros leitores dessa obra percorram os caminhos e hiperlinks dos verbetes de maneira autoral; ativa, criativa e livremente”.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG