UFMG lança editais de processo seletivo para mestrado e doutorado em Ciência da Informação

Inscrições serão abertas no dia 11 de outubro

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG lançou dois editais para o ingresso de alunos de mestrado e doutorado no primeiro semestre de 2022. As inscrições para o processo seletivo, que será realizado de forma remota, serão realizadas de 11 a 26 de outubro, no site do PPGCI/UFMG.

De acordo com o edital regular, serão ofertadas 22 vagas para o mestrado e 13 para o doutorado. Há outras duas vagas para mestrado e duas para o doutorado, previstas no edital suplementar, reservadas para indígenas e pessoas com deficiência. O resultado final será divulgado no dia 28 de janeiro de 2022, a partir das 17h. 

Criado em 1976, o PPGCI/UFMG tem como área de concentração Informação, mediações e cultura. A essa área vinculam-se três linhas de pesquisa: Políticas públicas e organização da informaçãoMemória social, patrimônio e produção do conhecimento e Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais

O programa está focado no desenvolvimento de estudos críticos da informação, com ênfase nos aspectos sociais, humanos, tecnológicos, regulatórios, políticos, simbólicos e semióticos dos diferentes modos de produção, apropriação e circulação e uso da informação. 

Mudança curricular

Em 2016, o PPGCI/UFMG promoveu ampla mudança curricular, com o objetivo de reforçar as relações da ciência da informação com as áreas de biblioteconomia, arquivologia e museologia. Ao mesmo tempo, manteve seu foco nas relações interdisciplinares que sempre marcaram o campo com várias outras áreas, como história, administração, sociologia, comunicação social, pedagogia, ciência da computação, sistemas de informação e saúde.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço