UFMG lança o livro Orbe e a encruzilhada – Minas Gerais 300 anos

A UFMG lança amanhã, 10 de dezembro, às 9h, o livro Orbe e encruzilhada: Minas Gerais 300 anos, na abertura do evento Cultura, modernidade e tradição: Minas Gerais 300 anos, promovido pela reitoria da Universidade. A transmissão acontece ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/cacufm....

Publicada pela Editora UFMG, a obra reúne 14 ensaios sobre questões consideradas fundamentais na construção do estado de Minas Gerais e foi organizada pelo diretor do Centro de Estudos Mineiros, José Newton Coelho Meneses. O texto de apresentação é de Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG.

Resumo da obra

Seu orbe é uma encruzilhada! O mundo das Minas é, sobretudo, o movimento dos encontros, a circularidade das vidas entrecruzilhadas, a redondeza do envolvimento, a transcendência de uma linearidade simplista. A encruzilhada das vivências motiva a compreensão temporo-espacial de um lócus específico, de múltiplas articulações que deflagram processos culturais multifacetados por convergências abundantes. É, ou são, as Minas, em mais de 300 anos nos marcos dessa Capitania de 1720, nada vazia de gentes muito antes. Gentes, matas, serras, minérios, riquezas e bens. Travessias de mundos velhos e novos, de trânsitos e de assentamentos. De revoltas e de conservações. De violências e de pacificações. De caminhos abertos para fronteiras vazadas. Um universo! Universalidades! Desigualdades! Orbe a ser desvelada. Encruzilhada a ser decifrada. Os textos apresentados neste livro perseguem compreensões.

Ficha Técnica: Orbe e encruzilhada - Minas Gerais 300 anos

Autor: José Newton Coelho Meneses

Editora UFMG

Coleção: Obra avulsa

Área: História

2020, 1ª edição.

ISBN: 978-65-5858-004-1

Preço: R$140,00

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

(31) 3409-3888

www.editoraufmg.com.br

Serviço