UFMG lança plataforma que mostra risco de propagação de fogo para o bioma Cerrado

A plataforma disponibiliza, de forma on-line e gratuita, informações capazes de auxiliar na prevenção, manejo e combate a incêndios florestais

Nesta terça-feira, dia 19 de outubro, o Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) da UFMG realizará a cerimônia de lançamento da Plataforma do Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado em live no canal do CSR no Youtube, a partir das 9h30. Interessados podem se inscrever pelo formulário eletrônico.

O evento apresentará os resultados do trabalho desenvolvido pelo laboratório ao longo dos últimos cinco anos no âmbito do projeto Forest Invest Program – Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro. 

Durante esse período, o CSR desenvolveu uma plataforma inovadora que disponibiliza diariamente, três vezes ao dia, de forma on-line e gratuita, informações sobre o risco de propagação de fogo, mais uma série de dados e mapas capazes de auxiliar na prevenção, manejo e combate a incêndios florestais. Além disso, sempre atentando às necessidades de gerentes, funcionários e brigadistas de Unidades de Conservação, o laboratório também desenvolveu uma ferramenta off-line de previsão do espalhamento do fogo para ser usada em campo nas atividades de manejo integrado do fogo.

O evento será divido em três partes. A mesa de abertura, sob o comando do professor Britaldo Soares Filho, coordenador do CSR, começará às 9h30 e irá até as 10h, com a presença do coordenador geral de Biomas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, da especialista ambiental sênior do Banco Mundial, Bernadete Lange, da diretora do Instituto de Geociências, professora. Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, e do pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG, professor André Massensini.

Em sequência, das 10h às 12h, os convidados Luiz Aragão (INPE), Mercedes Bustamante (UnB) e Christian Berlinck (ICMBIO) abordarão sobre diferentes temas, como pesquisas para o uso sustentável do Cerrado, contribuições da modelagem para prevenção e combate a incêndios e mais. Ao final dessa sessão, o professor Britaldo fará uma breve apresentação com um vídeo produzido pela equipe do CSR.

Na parte da tarde, a partir das 14h, o pesquisador do CSR e um dos idealizadores do modelo Ubirajara Oliveira ministrará uma capacitação da Plataforma do Modelo de Espalhamento de Fogo para o Bioma Cerrado com as mais novas atualizações realizadas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Centro de Sensoriamento Remoto

(31) 9 9367-0242 / (31) 3409-5449

Multimídia