UFMG lança serviço contra fake news e bots nas eleições

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG lançou na última sexta-feira, dia 13 de abril, o serviço digital para detectar fake news e comportamentos maliciosos em redes sociais para as eleições de 2018 no Brasil. Chamado Eleições sem Fake, o serviço está disponível por meio do link www.eleicoes-sem-fake.dcc.ufmg.br.

"A ideia do projeto surgiu no passado no nosso grupo de Laboratório de Computação Social. O site contempla uma série de sistemas que permitem a jornalistas, analistas de dados, cientistas políticos ou quem estiver interessado a acessarem dados de audiência de políticos, audiência e perfis de jornais e a monitorar comportamentos suspeitos no Twitter e Facebook", explica Fabrício Benevenuto, professor do DCC e coordenador do projeto.

No site, é possível também comparar como as notícias de um mesmo tema foram tratadas em jornais diferentes. Para Benevenuto, o projeto pode ajudar a tornar mais transparentes as relações dos políticos com os possíveis eleitores nas redes sociais. "Espero que seja uma ferramenta que iniba políticos e empresas a usarem essas táticas que geram popularidade de conteúdo on-line e dissipam conteúdos falsos", pontua.

As notícias falsas não são um fenômeno novo, mas elas estão tomando proporções e consequências maiores no contexto atual de redes sociais.

O site traz as seguintes buscas: Audiência dos políticos no Facebook; Monitor de anúncios no Facebook; Bot ou humano?; Audiência dos sites de notícias; e Notícias lado a lado.

Redes Sociais UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG