UFMG lança versão em audiodescrição de carta para crianças sobre covid-19

Material explica com leveza e sinceridade a situação atual da pandemia e transmite mensagens de conscientização e esperança

Está disponível a versão em audiodescrição da Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19. A carta, que explica com linguagem direcionada aos pequenos a situação atual da pandemia, é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias (Nepei), da Faculdade de Educação da UFMG, e do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI). A versão em audiodescrição pode ser vista na página do Youtube do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) UFMG, no link: 

Publicada no mês passado pelo Nepei em formato de e-book, a carta propõe uma conversa com as crianças sobre o que está acontecendo no planeta neste momento. De maneira leve e simples, são abordadas questões gerais, como o significado da pandemia e as formas de transmissão e prevenção, mas também tópicos como a saudade dos amigos diante da necessidade de permanecer em casa, a apreensão que os adultos vêm sentido e a busca por soluções em todo o mundo.

A ideia de escrever um texto para as crianças partiu do FMEI em conjunto com o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Os profissionais envolvidos avaliaram a existência de produções destinadas aos pais e mães, às professoras e aos professores, mas raramente diretamente às crianças. Assim surgiu a ideia de uma publicação com qualidade estética, informações confiáveis e, principalmente, sincera quanto à gravidade do momento, mas ainda transmitindo ao seu público a sensação de protagonismo e esperança.

As ilustrações foram feitas por Alexandre Rampazo, Anna Cunha, Camilo Martins, Elisa Carareto, Gabriel Benedito, Graça Lima, Luiz Silva, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Odilon Moraes e Raquel Matsushita, esta última responsável também pela programação gráfica.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG

www.ceale.fae.ufmg.br

Serviço