UFMG marca presença na Expo Favela, feira de empreendedores das periferias

Diretor da Fundepar falará sobre captação de recursos; coordenador de mestrado em inovação abordará o papel da Universidade na capacitação

Dois profissionais da UFMG farão comunicações na Expo Favela Innovation 2023, feira que ocorre nos dias 15 e 16 de setembro no Sebrae Minas (avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, em Belo Horizonte). As atividades da UFMG ocorrem no dia 15, sexta-feira, na Arena Universitária, espaço da feira destinado ao diálogo entre a academia e os empreendedores.

Às 13h, o diretor executivo da Fundep Participações S.A. (Fundepar), Carlos Lopes, apresenta o painel Planejamento e captação de recursos, no auditório 3. Na sequência, às 13h40, o coordenador do programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG, Carlos Tagliati, faz uma comunicação com o tema A UFMG como parceira para capacitar os empreendedores, em que vai apresentar cursos, capacitações e possibilidades de parcerias.

Esta é a primeira edição da Expo Favela Innovation em Belo Horizonte. O evento terá palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, gastronomia, shows, além da apresentação de diversas iniciativas de moradores das favelas de Minas Gerais.

Visibilidade

O material de divulgação do evento informa que Minas Gerais tem hoje cerca de 2 milhões de empreendedores e 1.250 startups, que movimentam mais de R$84 bilhões por ano. A feira busca gerar um espaço de negócios para empreendedores que moram em favelas e periferias do estado. A Grande Belo Horizonte concentra 732 favelas, aglomerados e quilombos, informam os organizadores do evento.

“A Expo Favela é uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O objetivo é dar visibilidade para essas iniciativas e, assim, promover um palco para que os investidores possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que nascerão nos eventos”, explica-se em uma das páginas da feira na internet.

Dessa forma, o evento visa proporcionar parcerias para grandes empresas que se preocupam com a promoção da igualdade social e o apoio a novas iniciativas nas periferias. “Nesta primeira edição [em Minas], reuniremos 120 empreendedores, com a expectativa de público de 3 mil pessoas por dia”, estima a diretora da Expo Favela Minas, Marciele Delduque. Segundo ela, a iniciativa percorrerá 21 estados brasileiros neste ano, mostrando o potencial econômico das favelas.

Entre os convidados já confirmados estão o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, o fundador da produtora audiovisual e selo musical Kondzilla, Konrad Dantas, o cineasta mineiro Gabriel Martins, diretor do filme Marte Um, o artista Kdu dos Anjos, as jornalistas da Globo Tábata Poline e Aline Aguiar, o escritor Preto Zezé e os músicos Renegado, Dudu Nobre e Roger Deff.

Os ingressos para o evento custam de R$7,50 a R$30, a depender do perfil do participante. Eles podem ser adquiridos na plataforma Sympla. Outras informações estão disponíveis no site da feira.

Ingressos: Expo Favela - Minas Gerais

Valores: de R$7,50 a R$30 (sem taxa)

Instagram: www.instagram.com/expofavelami...

Assessoria de Imprensa UFMG