UFMG Montes Claros organiza congresso sobre sementes crioulas e agrobiodiversidade

Evento será realizado entre 1º e 4 de dezembro de forma remota

As sementes crioulas são um importante patrimônio da humanidade. O resgate, a conservação e a multiplicação são feitas, em grande parte, por povos e comunidades tradicionais, que enfrentam diversos desafios, frente à contaminação com agrotóxicos e transgênicos. O tema será foco da segunda edição do Congresso On-line Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade, organizado pela UFMG, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Cerrado Guarani e Embrapa Pantanal. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro pelo site do evento.

O evento reunirá agricultores, guardiões da agrobiodiversidade, pesquisadores e extensionistas para discutir a produção sementes, o impacto e os avanços da contaminação dos transgênicos e agrotóxicos e as valiosas contribuições das variedades crioulas para a agroecologia e para a agricultura familiar.

Estão programadas atrações culturais, palestras, mesas redondas e minicursos. De acordo com os organizadores, entre os assuntos tratados estarão histórias e saberes tradicionais sobre sementes crioulas e vivências na agrobiodiversidade, aspectos da produção, manejo e controle de qualidade das sementes, segurança alimentar, redes de comercialização e troca e outros. A programação está disponível no site do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG