UFMG oferece 400 vagas para Capacitação em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação aos atingidos pelo rompimento da barragem

Estão abertas as inscrições para o curso Capacitação em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs), que é parte do Projeto Ensino e Aprendizagem de Tecnologias Digitais e Línguas Adicionais: uma parceria UFMG e AVABRUM.

Gratuito e a distância, oferecido com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG, o curso tem como público-alvo os sobreviventes, familiares de vítimas e residentes das cidades da Bacia do Rio Paraopeba, atingidos pela tragédia do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em 2019, na cidade de Brumadinho.*

Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 30 de abril, pelo formulário on-line. São, ao todo, 400 vagas disponibilizadas, que serão preenchidas mediante sorteio, respeitando a seguinte ordem de prioridade: 1) Sobreviventes do rompimento da Barragem I na Mina Córrego do Feijão, independentemente do local de residência; 2) Familiares de vítimas e de sobreviventes (1º grau de parentesco e reconhecido pelo MPT), independentemente do local de residência; 3) Familiares de vítimas e de sobreviventes (2º e 3º grau de parentesco), independentemente do local de residência e 4) Residentes em Brumadinho e de outras cidades da bacia do Vale do Rio Paraopeba atingidas pelo rompimento da Barragem I na Mina Córrego do Feijão.
 
Sobre o curso Capacitação em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs)
Serão trabalhados temas que visam ao desenvolvimento de competências digitais importantes para o mundo do trabalho. O conteúdo inclui noções básicas de tecnologias digitais, leitura crítica de textos digitais, gestão de tempo e recursos, produção de textos orais e recursos audiovisuais e produção textual para textos de marketing.

O curso terá duração de 60 horas, distribuídas em 12 semanas, e acontecerá entre junho a agosto de 2023, com o seguinte planejamento de unidades: 1) Introdução às TDICs; 2) Leitura crítica de textos digitais; 3) Gestão de tempo e recursos; 4) Produção textual para textos de marketing; 5) Produção de textos orais e recursos audiovisuais e 6) Multiplicação.

Os participantes receberão, ao final, um certificado digital de 60 horas, disponibilizado pela Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, desde que tenham realizado 75% das atividades propostas e obtido nota mínima de 60 pontos.

O curso é on-line e autoinstrucional, e será disponibilizado por meio da Plataforma Moodle, sendo necessário, portanto, que os candidatos disponham de equipamentos e rede de dados para acesso e cumprimento das atividades. Tutores estarão disponíveis para orientação, caso seja necessário.

 As informações completas sobre a seleção podem ser conferidas no Edital. Para outras dúvidas, acesse http://www.letras.ufmg.br/avabrum/
 
* Municípios que compõe a Bacia do Rio Paraopeba: Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Casa Grande, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Crucilândia, Curvelo, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itatiaiuçu, Itaúna, Itaverava, Jeceaba, Juatuba, Lagoa Dourada, Maravilhas, Mario Campos, Mateus Leme, Moeda, Ouro Branco, Ouro Preto, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Piedade dos Gerais, Pompéu, Queluzito, Resende Costa, Rio Manso, São Brás do Suaçuí, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas. Além dos municípios Abaeté, Biquinhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG