UFMG oferece curso gratuito sobre regulação das emoções

Inscrições vão de 3 a 7 de maio

Como compreender e lidar com as emoções para viver melhor? A pergunta, que tem sido objeto de reflexão de filósofos e de psicólogos há séculos, será também tema do curso de extensão da UFMG on-line e gratuito Emoções e Regulação Emocional: questões filosóficas e psicológicas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário eletrônico, que estará aberto a partir das 8h da segunda-feira, 3 de maio, até as 18h do dia 7, sexta-feira. As 100 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. A relação dos contemplados será divulgada no dia 10 de maio no mesmo site

Ofertada pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), a formação foi proposta pelo pesquisador de pós-doutorado Felipe Nogueira de Carvalho, que já se dedicava à pesquisa sobre os assuntos, sob a coordenação do professor Ernesto Perini.

"Quando entramos em lockdown em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, atravessamos todos períodos intensos de ansiedade, incerteza e isolamento social, entre outros transtornos mentais e emocionais. Nesse momento, deparei-me com a necessidade de compreender melhor como podemos regular nossas emoções de forma a atravessar esse período difícil com uma maior estabilidade mental e emocional”, revela Felipe. 

Emoções: modos de usar 

O curso tem caráter introdutório e é aberto a todos os interessados em discussões sobre emoções que não tiveram a oportunidade de estudá-las de forma mais sistematizada. Não é necessário conhecimento prévio para se inscrever, mas o aluno deve estar familiarizado a textos e vídeos de divulgação científica para acompanhar as lições.  

As aulas vão de 24 de maio a 2 de agosto e abordarão pontos como definições, teorias filosóficas e psicológicas sobre as emoções, suas relações com a ética e com a moralidade e a distinção entre razão e emoção. 

“Além disso, iremos apresentar algumas ferramentas como a criação de um diário de reações emocionais, sessões guiadas de meditação mindfulness, aumento da granularidade emocional e reavaliação cognitiva. Elas serão testadas durante o curso através de atividades práticas”, explica o autor do curso.

O curso terá carga horária total de 25 horas e será autoinstrucional, sem acompanhamento de um tutor. Os inscritos com aproveitamento de  pelo menos 60% nas tarefas propostas receberão certificado emitido pelo Centro de Extensão da Fafich.

Informações: cursoemocoesufmg@gmail.com

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG

(31) 3409-3224

http://www.ufmg.br/ead

Serviço