UFMG oferece curso sobre plantas medicinais e fitoterápicos

As inscrições podem ser feitas até 29 de agosto; o curso será ministrado nos dias 30 e 31 de agosto

Acadêmicos e profissionais da área da saúde e afins (Farmácia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Acupuntura, Biologia, Química, Biomedicina, entre outros) interessados em saber mais sobre plantas medicinais e fitoterápicos podem se inscrever para o curso de extensão ofertado pela Faculdade de Farmácia da UFMG, campus Pampulha. As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto, pelo site da Extensão Universitária. As aulas ocorrerão nos dias 30 e 31 de agosto.

O I Curso de Extensão em Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UFMG está no segundo módulo, com o tema Substâncias ativas de plantas medicinais e fitoterápicos, sua toxicologia e interações. No dia 30, o horário será das 18h às 22h e, no dia 31, das 7h30h às 18h30.

Entre os objetivos destacam-se: fundamentar a compreensão do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil; ampliar e reciclar conhecimentos em plantas medicinais e fitoterápicos nos profissionais da área saúde e  afins; aprofundar a formação do profissional na área de plantas medicinais e fitoterápicos por meio de abordagem de temas envolvendo desde conceitos básicos, processamento até a sua utilização; estimular e desenvolver habilidades nos profissionais para atuarem em diversos setores que envolvam o estudo e aplicação de plantas medicinais e fitoterápicos; ampliar a interação da Universidade com profissionais em exercício com vistas a fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Vários estudos demonstram a falta de conhecimento sobre as plantas medicinais e fitoterápicas pelos profissionais da área da saúde e a necessidade de inclusão do tema na matriz curricular dos cursos relacionados. Ressalta-se, ainda, o crescente interesse por esse tema, porém, há pouca correspondência nas atualizações dos conteúdos programáticos dos cursos de saúde, bem como em cursos de atualização no Brasil.

Durante o curso, será abordado sobre metabolismo vegetal; os principais ativos e exemplos de plantas medicinais e fitoterápicos que têm como marcadores químicos as classes açúcares, lipídeos, flavonoides, taninos, cumarinas, antraquinonas, alcaloides, trerpenoides, óleo essencial, glicosídeos cardiotônicos, saponinas e outros; toxicidade das plantas; aspectos toxicológicos das plantas medicinais e exemplos; possíveis interações que ocorrem entre fitoterápicos e medicamentos convencionais (sintéticos ou não), entre fitoterápicos e alimentos e entre os próprios fitoterápicos.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG